Comissão aprova convocação de presidente da Copasa



Um requerimento para convocação da presidente da Copasa, Sinara Meireles Chenna, foi aprovado nesta quinta-feira (22/10/15) pela Comissão Extraordinária das Águas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O requerimento foi assinado pelo deputado João Vítor Xavier (PSDB) e pelo presidente da comissão, deputado Iran Barbosa (PMDB).

 

Os autores do requerimento querem que a dirigente esclareça medidas tomadas pela empresa para reduzir os vazamentos do sistema de abastecimento; questionar se há um rodízio velado de abastecimento na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), disfarçado por suspensões para manutenção preventiva; e quais obras efetivas de manutenção foram executadas.

 

Outro requerimento dos mesmos deputados foi aprovado, para que seja realizada visita da comissão ao Serviço de Água e Esgoto do município de Caeté (RMBH). A cidade, segundo Xavier, vive uma grave escassez de água.

 

Na mesma reunião foram aprovados dois requerimentos de autoria de Iran Barbosa. Um deles é para que seja discutido, em audiência pública, o risco de supressão de nascentes na área onde será implantado o aterro metropolitano, no município de Ribeirão das Neves (RMBH).

 

O outro requerimento é para que seja realizada audiência pública para discutir o Projeto de Lei (PL) 2.946/15, do governador, que propõe mudanças na estrutura orgânica do Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema). As Comissões de Participação Popular e de Administração Pública também já aprovaram requerimentos para realização de audiência sobre o mesmo tema. A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza audiência pública sobre o assunto nesta terça-feira (27/10/15).