XVII Encontro Nacional de Comitês de Bacia reúne mais de mil em Caldas Novas (GO



 

 

Mais de mil pessoas participaram do XVII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas entre os dias 4 e 9 de outubro, em Caldas Novas, no estado de Goiás. Do total de presentes, 433 são membros de 150 dos 233 comitês de bacias que funcionam no Brasil atualmente, segundo números do Fórum Nacional de Comitês de Bacia. De acordo com coordenador da entidade, Affonso Henrique, esses colegiados reúnem hoje mais de 90 mil brasileiros que se dedicam à causa da gestão e preservação dos recursos hídricos em diversas regiões.

 

Na solenidade de abertura do evento, o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, fez uma balanço das lições aprendidas pelo setor com a atual crise hídrica, que no Nordeste entrará no quinto ano consecutivo em 2016 e é a mais severa dos últimos 80 anos no Sudeste. O diretor Paulo Varela, da área de gestão de recursos hídricos, participou das mesas de debate “Comitê como Indutor da Gestão de Recursos Hídricos” e “Sustentabilidade dos Comitês”.

 

Com patrocínio e apoio da Agência Nacional de Águas, a cada ano o Encob reúne voluntários, militantes e gestores de organismos de bacia e instituições que atuam na gestão dos recursos hídricos em todo o País, para uma semana de debates, diálogos, oficinas e minicursos.

 

Este ano, a ANA realizou a 9 ª edição do Seminário Água, Comunicação e Sociedade, em parceria com o Comitê da Bacia do Rio São Francisco (CBHSF). O encontro reuniu 180 participantes e foi conduzido pela assessora de Comunicação da ANA, Cláudia Dianni, e pela coordenadora do programa de Comunicação do CBHSF, Malu Follador, que ministraram palestras e oficina com o tema Por quê fazer um Plano de Comunicação ?

 

A especialista em recursos hídricos Mariana Gomes Philomeno conduziu uma mini olimpíada entre os participantes como “Água em Jogo” , o game desenvolvido pela ANA em parceria com Itaipu Binacional que simula de forma didática e divertida a estão de uma bacia hidrográfica.

 

A ANA também ofereceu os já tradicionais mini cursos: Introdução à Gestão de Recursos Hídricos e Comitês de Bacia, ministrado pelo coordenador de colegiados do Singreh, Nelson Freitas; Projetos e Captação de Recursos, conduzido pelo assessor da diretoria da área de Gestão, Victor Sucupira; Planos de Bacia, oferecido pelo especialista em recursos hídricos, Marcio Araújo Silva e Programa Produtor de Água, do gerente executivo da Coordenação de Implementação de Projetos Indutores da ANA, Devanir dos Santos.

 

O superintende de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (Singreh), Humberto Cardoso, e outros gestores ANA, participaram de várias reuniões de trabalho com órgãos gestores estaduais e agências de bacias hidrográficas.

 

O próximo Encob será realizado em Salvador, na Bahia, em data a ser confirmada.

Texto:Cláudia Dianni/Ascom ANA

15-10-2015