Campanha de financiamento público coletivo vai reflorestar mais de um quilômetro de matas ciliares na bacia do rio Paraíba do Sul



Uma corrente do bem para plantar árvores e recuperar a Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do país. Este é o mote da campanha "Dá Pé", lançado no Dia da Árvore - 21 de setembro - pelo programa "Um Pé de Quê?", escrito e produzido pela Pindorama Filmes e exibido no Canal Futura, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. O objetivo é captar recursos para plantio de, inicialmente, 20 mil mudas de árvores nativas do bioma, recuperando 1,33 quilômetros de matas ciliares do rio Una, na bacia do rio Paraíba do Sul, que abastece os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

 

A campanha ficará disponível por 60 dias na internet, onde a cada contribuição voluntária no valor de R$ 20 o internauta adotará uma árvore. As mudas serão plantadas e cuidadas pelos próximos cinco anos pela SOS Mata Atlântica, até que elas estejam fortes para seguir sozinhas.

 

Com o valor arrecadado, quem adotar uma ou mais árvores também vai ajudar a disponibilizar, na íntegra, o conteúdo do programa Um Pé de Quê?, no site. Apresentado por Regina Casé há 15 anos no Canal Futura, o programa possui um dos maiores acervos audiovisuais sobre árvores do mundo. São 156 produções com 138 espécies retratadas; cada árvore é a estrela de um episódio de 20 minutos. Será um material de livre acesso, no regime Creative Commons, para que o maior número de pessoas tenha acesso e faça uso deste conhecimento.

 

Para participar da corrente é fácil:

 

1. Escolha quatro amigos para presentear com árvores;

 

2. Contribua para o plantio de quatro árvores através do site;

 

3. Após contribuir, faça um vídeo mostrando a contribuição e dizendo por que está participando. Diga para quais amigos plantou as quatro árvores e convide-os a plantar um novo futuro;

 

4. Poste nas redes sociais utilizando as hashtags #PlanteiPraVocê #DaPe #UmPeDeQue #SemArvoreNaoTemAgua #SOSMataAtlantica, com o link: http://kickante.com.br/umpedeque e marque as pessoas presenteadas.

 

Vamos reflorestar o Brasil juntos! Luciano Huck, Bruno Gagliasso, Regina Casé, Carolina Dieckmann, Fábio Porchat e Mumuzinho são algumas celebridades que já estão participando.

09-10-2015