Deputados vão cobrar abastecimento de água em Esmeraldas



A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na reunião desta quarta-feira (30/9/15), aprovou a realização de visita à Copasa. Requerida pela deputada Marília Campos (PT), a atividade terá a participação de moradores de Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), que querem acompanhar as ações da companhia para atender às demandas apresentadas durante a audiência pública que a comissão realizou na cidade nesta terça-feira (29).

 

A deputada Marília Campos aproveitou para manifestar a sua preocupação em relação à migração de moradores de Belo Horizonte e de outras cidades maiores da Região Metropolitana (RMBH) para esses pequenos municípios do entorno da Capital. Segunda ela, isso provoca o que chamou de “periferização de cidades menores da RMBH”. Explicitando a sua aflição de que essa situação se espalhe por outras localidades, ampliando um cenário já grave, ela destacou a importância de gestões que se preocupem com a qualidade de vida da população e a humanização na distribuição de recursos hídricos e de saneamento básico.

 

Lembrando que a ALMG realiza a etapa final do Seminário Legislativo Águas de Minas III, a parlamentar salientou que a comissão deve aproveitar o momento para levantar a discussão sobre a realidade hídrica e de sanemento dos pequenos municípios da RMBH. Segundo a deputada, as dificuldades apontadas em Esmeraldas podem se repetir em outras localidades e a hora é perfeita para levantar debates sobre esse quadro. Ela ainda enfatizou que muitos moradores desse município pagam caminhões-pipa para ter água potável e menos de 20% da população tem acesso à rede de esgoto.

 

O posicionamento da parlamentar recebeu apoio do vice-presidente da comissão, deputado Inácio Franco (PV), que lembrou situação similar que ocorreria também em Juatuba (RMBH). Para ele, é essencial mais fiscalização, sobretudo em loteamentos nas regiões adjacentes à Capital. O deputado lembrou que muitos desses empreendimentos têm sido concluídos sem infraestrutura adequada e zelo ambiental.

 

Parque Fernão Dias - A deputada Maria Campos e o deputado Inácio Franco ainda assinam requerimentos destinados a abordar a necessidade de revitalização do Parque Fernão Dias, localizado em Contagem e Betim (RMBH). Eles solicitaram reunião com representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru) e da Agência RMBH, a fim de conhecer pré-projeto de revitalização do parque e debater formas de recuperar o local e devolvê-lo para a população.

 

Por fim, a deputada Marília Campos teve aprovado requerimento para reunião com convidados a fim de discutir a proposta da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para a utilização da área de proteção ambiental (APA) Fazenda Capitão Eduardo.

02-10-215