Cadastro Ambiental Rural será tema de reunião



A Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza na próxima quarta-feira (16/9/15), às 15 horas, no Auditório, audiência sobre a situação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em Minas Gerais. Os autores do requerimento são os deputados Fabiano Tolentino (PPS), presidente da comissão, e Antônio Carlos Arantes (PSDB). A discussão vai abranger também os sistemas de informática necessários ao cadastramento, apoio público aos produtores rurais obrigados à inscrição no referido cadastro e as estratégias para o cumprimento do prazo legal para o cadastro no Estado.

 

De acordo com o presidente da comissão, no ano passado havia um problema com os mapas federal e estadual, que não estavam "batendo". Isso fez com que o cadastramento fosse prorrogado por mais um ano. A Universidade de Lavras, então, conseguiu contornar o problema e unificar o cadastro. "Estamos trabalhando para ajustar os procedimentos e melhorando as condições para que os agricultores se cadastrem. Agora os proprietários podem ir até a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e à Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), que estão nos ajudando, e se cadastrarem. Esse auxílio está sendo muito importante".

 

Convidados – Foram chamados a participar da reunião o superintendente de Desenvolvimento Social e Ambiental da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rodrigo Carvalho Fernandes; a diretora de Pesquisa e Proteção a Biodiversidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Sônia Aparecida Cordebelle de Almeida; o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Glênio Martins de Lima Mariano; o diretor de Fomento e Inclusão do Serviço Florestal Brasileiro do Ministério do Meio Ambiente (Brasília/DF), Carlos Eduardo Sturm; o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), José Roberto Soares Scolforo; o superintendente Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Minas Gerais, Rubens Soalheiro Oliveira Matos; a assessora técnica da Fetaemg, Neide Mateus Rodrigues; a analista ambiental da Faemg, Mariana Pereira Ramos; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Unaí, Altir de Souza Maia; o presidente da Associação dos Sindicatos Rurais do Centro-Oeste de Minas (Asrom), Carlos Henrique Rezende Lacerda.

15-09-2015