Escassez hídrica em Brumadinho será tema de audiência



 

 

A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai a Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), na próxima quarta-feira (26/8/15), para debater soluções para a crise hídrica vivenciada no município. A audiência pública, solicitada pelo deputado João Alberto (PMDB), será às 17 horas, no auditório da Faculdade ASA, localizada no Km 49 da rodovia MG-040.

 

Segundo informações do gabinete do parlamentar, mais de 10 mil habitantes de Brumadinho não têm acesso a água e esgoto tratados. "A crise hídrica é um dos principais temas em pauta no País. Acreditamos que o governo terá uma solução para essa questão", afirmou o deputado João Alberto.

 

Outro objetivo da reunião é discutir o contrato vigente entre o município e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). "Recentemente, estivemos em uma reunião na Copasa junto com o vice-prefeito de Brumadinho, Breno Carone, para tratarmos da troca de uma condicionante no contrato que previa a execução de um projeto de alça viária pelo abastecimento de água nas comunidades de Conceição do Itaguá e Retiro do Brumado. Outro assunto em pauta foi a solicitação de que seja feita uma avenida sanitária em Brumadinho", informou o deputado.

 

Convidados – Foram convidados a participar da audiência os secretários de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, respectivamente, Sávio Souza Cruz e Tadeu Martins Leite; o procurador-geral de Justiça do Estado, Carlos André Mariani Bittencourt; e a defensora pública geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard.

 

Também foram convidados a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Maria de Fátima Chagas Dias Coelho; a diretora-presidente da Copasa, Sinara Inácio Meireles Chenna; e o diretor-geral da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), Gustavo Gastão Corgosinho Cardoso.

25-08-2015