Designer cria maior purificador de ar do mundo



Em setembro, o maior purificador de ar do mundo deverá ser construído na cidade de Roterdã, na Holanda. Desenhado em forma de torre, o aparelho de 6,5 metros será o maior purificador de ar do mundo. A torre purificadora, desenvolvida pelo designer Daan Roosegaarde, teve um financiamento de 165 milhões de euros. A companhia ENS Europe e o professor Bob Ursem, da Universidade Técnica de Delft, são colaboradores do projeto.

 

Por meio da tecnologia iônica, o aparelho, batizado de Smog Free Project, deverá sugar o ar poluído, purificá-lo e devolvê-lo limpo. Uma a cada oito mortes no mundo é causada pela exposição ao ar poluído, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Apenas em 2012, cerca de 7 milhões de pessoas morreram devido à poluição atmosférica, duas vezes mais do que as estimativas anteriores. De acordo com a agência da ONU, esta é a principal causa ambiental de riscos à saúde.

 

Roosegaarde acredita que a torre não traz apenas inovação tecnológica, mas também social. Ele pretende concluir o projeto e, em seguida, lançar uma coleção de joias que contenha partículas de ar contaminado. "Todo o meu trabalho começa na arte. Quero colaborar com as pessoas. Criar uma paisagem inteligente no futuro", disse.

 

A ideia é levar o purificador para outras cidades posteriormente, como Pequim, capital chinesa, e Cidade do México, capital mexicana.

21-08-2015