Governos de Minas e da Espanha irão discutir crise hídrica



Agência Minas

 

A inovação de recursos hídricos é tema de debate entre representantes do governo de Minas e o embaixador da Espanha no Brasil. O debate acontecerá nesta terça-feira (23), a partir de 8h30, no auditório da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) em Belo Horizonte.

 

O objetivo do encontro “Minas Gerais e Espanha: diálogos para a inovação na gestão de recursos hídricos” é promover a troca de experiência de projetos inovadores de recursos realizados nas duas localidades.

 

Irão participar do evento o embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de la Cámara Hermoso, o Chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Governo de Minas Gerais, Rodrigo Pérpetuo, e o presidente da Copasa, Sinara Meireles, além de outras autoridades que vão compor a mesa principal.

 

A gestão da crise hídrica vivida pelo Brasil é o foco do debate no evento. O país espanhol passou em 2007 pela maior seca local do século. O objetivo é tentar absolver as informações e tentar encontrar uma forma de trabalho para atuar no Estado.

 

Segundo informações do governo de Minas, a situação na região metropolitana de Belo Horizonte é grave e somente será possível evitar o racionamento ou a tarifa de contingência se a população economizar, pelo menos, 30% de água.

 

Após o período de chuvas, os reservatórios do Sistema Paraopeba estão com apenas 36% da capacidade. Em 2014, nesse mesmo período, o Sistema Paraopeba apresentava 61% do total e, em 2013, estava operando com 91,2% de sua capacidade.