Comitê de Bacia do Rio São Francisco realiza visita técnica à nascente do rio Pajeú



Em visita técnica a nascente do Rio Pajeú representantes do Comitê do São Francisco estiveram nesta quarta-feira (17), no Sítio Brejinho dos Ferreiras. Durante a visita os técnicos puderam observar algumas medidas realizadas pelo comitê na etapa 01, uma das principais medidas é a contenção da água da chuva em barrajinhas para a reposição de água no lençol freático.
O projeto dividido em três etapas tem como objetivo a revitalização do Rio Pajeú.
Entenda o projeto:
Nascente do Rio Pajeú – Submédio São Francisco


 
O projeto hidroambiental do CBHSF acontecerá na nascente da bacia do rio Pajeú, a maior bacia do estado de Pernambuco, com cerca de 353 km de extensão. O município beneficiado é Brejinho, localizado no sertão Pernambuco, a 400 km de Recife.
 
Tendo a caatinga como vegetação nativa, a bacia do rio Pajeú – que nasce no município de Brejinho – sofre atualmente com o desmatamento e a substituição da vegetação nativa por culturas de subsistência, pastagens e plantios de cajueiros, acarretando degradação significativa da nascente, com o rebaixamento do lençol freático.
 
O projeto articulado pelo Comitê do São Francisco objetiva o aumento da qualidade e quantidade da água na bacia do Pajeú, bem como a diminuição do processo de assoreamento. Estão previstos trabalhos de controle dos processos erosivos, adoção de práticas de conservação do solo, proteção da nascente e adequação das estradas rurais.
22-06-2015