No último dia 12 de maio, em Assembleia do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), realizada em Brasília (DF), com membros do segmento dos Comitês, Consórcios e Associações Intermunicipais de Bacias Hidrográficas, o Consórcio PCJ foi eleito, novamente por unanimidade, conselheiro titular do CNRH. Representando a entidade, estiveram presentes o secretário executivo, Francisco Lahóz, e o gerente de sensibilização e comunicação, Murilo Sant’Anna.
O Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (CIBAPAR) ficou com a primeira suplência e o Consórcio Intermunicipal para a Gestão Ambiental das Bacias da Região dos Lagos, do Rio São João e Zona Costeira (CILSJ), ficou sendo o segundo suplente.
Pelos Comitês de Bacias foram eleitos como titular, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, tendo como suplentes o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo (CBH-PARDO) e Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (Comitês PCJ).
A posse dos conselheiros se dará até o meio do ano, em reunião a ser agendada ainda pelo CNRH.
Presidido pela Ministra do Meio Ambiente, o CNRH é composto por representantes de Ministérios e Secretarias Especiais da Presidência da República, Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos, usuários de recursos hídricos (irrigantes; indústrias; concessionárias e autorizadas de geração de energia hidrelétrica; pescadores e usuários da água para lazer e turismo; prestadoras de serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário; e hidroviários), e por representantes de organizações civis de recursos hídricos (comitês, consórcios e associações intermunicipais de bacias hidrográficas; organizações técnicas e de ensino e pesquisa, com interesse na área de recursos hídricos; e organizações não governamentais).
Hoje, são 57 conselheiros com mandato de três anos. O número de representantes do Poder Executivo Federal não pode exceder à metade mais um do total de membros. O CNRH é a instância mais alta na hierarquia do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, instituído pela Lei nº 9.433, de 1997. O colegiado desenvolve regras de mediação entre os diversos usuários da água, sendo um dos grandes responsáveis pela implantação da gestão dos recursos hídricos no território nacional.
Presente na reunião, o Sr. Lupercio Ziroldo Antonio, presidente da REBOB Rede Brasil de Organismos de Bacia, destacou o importante papel destes Colegiados no Sistema Nacional de Recursos Hídricos e enfatizou que somente com esta gestão participativa, integrada e compartilhada, nossos recursos hídricos continuarão a melhorar em quantidade e qualidade.
O Sr. Carlos Alencastre, atual Conselheiro pelos Comites de Bacia, que presidiu a Assembleia, destacou também o grande trabalho que vem sendo desenvolvido pelos Comites e Consórcios com ações em prol de nossas águas.
Para mais informações: www.agua.org.br
05-06-2015