Moradores de Ponte Nova, na Zona da Mata, estão preocupados com a qualidade da água fornecida pela empresa de abastecimento da cidade. Um vazamento na rede de esgoto do município teria provocado a contaminação da água potável que abastece casas da rua Amaro Gomes, no bairro Fátima. Com o problema, vários casos de virose, diarreia e infecção intestinal foram registrados.
A assessoria de imprensa do Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento de Ponte Nova (Dmaes) afirma que o problema, iniciado em 2014, já foi solucionado e que a água está própria para o consumo. O órgão diz que trocou toda a rede de água e esgoto da rua em janeiro deste ano.
No entanto, moradores contam que o problema não foi solucionado, e, em abril, a água teria apresentado novos indícios de contaminação – mau cheiro, gosto ruim, cor escura e coliformes fecais. Ainda nesta quarta, segundo eles, era possível encontrar água suja em algumas torneiras das residências.
“Esse é um problema muito sério. Eu tive diarreia com sangue e minha filha chegou a desmaiar com infecção intestinal. Toda a comunidade teve danos à saúde”, disse a representante comercial Débora Cristina Fontes, 38.
“Mesmo assim, a conta vem todo mês. Eu tenho medo. Todo mundo está comprando água no supermercado”, disse o porteiro Geraldo Tadeu Gomes, 55, que paga R$ 10 por cada galão de água de 20 litros que compra.
A Dmaes ainda destacou que envia técnicos para monitorar a qualidade da água da rua Amaro Gomes diariamente.
Sobre os problemas encontrados na água no mês de abril, o departamento disse que restos de terra de uma obra em outra rua do bairro teriam caído na tubulação, mas que o problema já foi resolvido. O Dmaes recomenda que moradores lavem suas caixas d’água, pois elas podem estar sujas e contaminadas.
29-05-2015