CBH Velhas realiza Seminário Rede Asas do Carste



Com objetivo de fortalecer o diálogo entre escolas, alunos e professores da rede pública, instalados perto de lagoas cársticas, o Seminário “Rede Asas do Carste” terá proposta de capacitação na segunda etapa do projeto.

 

O evento acontece no dia 08 de junho (segunda feira), das 13h00 as 17h30, no auditório da Gruta da Lapinha (anexo convite).

 

Projeto Rede Asas do Carste: o projeto tem como proposta o diálogo e a parceria com escolas, alunos e professores da rede municipal e estadual que estão instaladas próximas às lagoas cársticas situadas nos municípios de Lagoa Santa (Lagoa Central e Margem do Rio das velhas), Conns (Lagoa Vargem Bonita), Pedro Leopoldo (Lagoa santo Antônio e Sumidouro), Matozinhos (Lagoa Fluminense), Funilândia (Lagoa d’Fora) e Prudente Morais (Lagoa do Cercado).

 

A iniciativa do projeto dará continuidade ao trabalho que o professor do Departamento de Biologia Geral da UFMG Dr. José Eugênio Cortes Figueira, já desenvolve e que realiza o monitoramento das Aves Aquáticas nas lagoas cársticas.

 

O projeto “Rede Asas do Carste” propõe desenvolver, com professores e alunos, atividades de campo para monitoramento e observação de aves no ambiente cárstico. Por meio de parcerias serão disponibilizados os equipamentos e os cursos de formação necessários.

 

O projeto chega em momento oportuno, pois a maioria das lagoas temporárias da região cárstica experimenta seu segundo ano de extrema seca. Dessa forma, são objetivos do projeto, o despertar da consciência ecológica e da necessidade de conservação e ações sustentáveis na região.

 

Público alvo: Escolas (diretores, coordenadores, professores), Secretarias de Meio Ambiente e Educação, conselheiros dos SCBH’s Carste e Ribeirão da Mata e parceiros

 

Local: Auditório Gruta da Lapinha – Rodovia AMG 0115, próximo ao Km 06, Gruta da Lapinha, Parque do Sumidouro, município de Lagoa Santa.

PROGRAMAÇÃO

 

13:00 as 13:15 – Recepção dos convidados

13:15 as 13:45 – Abertura (Prof. Polignano – presidente do CBH Rio das Velhas)

13:45 as 14:15 – Metodologia, Logística Escolar e de Campo (Procópio de Castro )

14:15 as 14:45 – Processamento de Dados (Pós Campo) e Resultados Esperados (Professor Eugênio Cortês )

14:45 as 15:15 – Planejamento executivo – (Daniel Duarte – Coordenador SCBH Carste)

15:45 as 16:00 – Lanche

16:00 as 17:00 – Palavra aberta, Debates, duvidas e assinatura de parceiras (Prof. Eugênio, Daniel Duarte, Procópio de Castro, Derza Nogueira)

17:00 as 17:15 – Formalização de parceiras

17:15 as 17:30 – Encaminhamentos e encerramento.

 

As Inscrições poderão ser feitas através dos telefones (31) 3222-8350, com Derza Nogueira ou por meio dos endereços eletrônicos derza.nogueira@cbhvelhas.org.br e gisele.fernandes@cbhvelhas.org.br.

25-05-2015