ALMG discute temas para seminário sobre recursos hídricos



 

 

A discussão de temáticas e metodologias de trabalho para o seminário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) sobre os recursos hídricos do Estado pautou a terceira reunião preparatória do evento, realizada nesta quinta-feira (30/4/15). O encontro contou com a participação de representantes de órgãos públicos, movimentos sociais, entidades e instituições ambientais.

 

A reunião foi presidida pelo presidente da Comissão Extraordinária das Águas, deputado Iran Barbosa (PMDB), que ressaltou a importância da construção coletiva do seminário. Nesse encontro, estiveram presentes representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), da Defensoria Pública do Estado, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda), entre outros.

 

Foram apresentadas propostas de organização e estruturação do evento a partir de eixos temáticos já debatidos na reunião anterior. Dentre eles, os participantes destacaram a discussão de políticas publicas para o setor, do enfrentamento da crise hídrica, do uso e racionalização da água, da implementação de novas tecnologias para a captação, o tratamento e o reuso dos recursos hídricos e, em especial, a dimensão social da água.

 

Patrícia Boson, representante da Fiemg, ressaltou a necessidade de o seminário oferecer informações técnicas que possam embasar posteriormente a atuação dos grupos de trabalho. Já Eduardo Arantes, membro da Fetaemg, afirmou que deve ser reservado um encontro para que as contribuições das entidades possam ser expostas e submetidas à apreciação de todos.

 

Para a defensora pública estadual Ana Cláudia da Silva, que também apresentou sugestões para a estruturação das temáticas, a defesa dos recursos hídricos passa pela defesa do próprio cidadão. Ela acrescentou que essa dimensão social deve permear todos os debates. Os demais participantes sugeriram ainda a inclusão de temas e de instituições no seminário.

 

O deputado Iran Barbosa anunciou que os temas e formatos do evento discutidos na reunião serão sistematizados e o documento vai ser encaminhado aos participantes para que possam manifestar o seu posicionamento na próxima reunião preparatória, a ser realizada na quinta (7/5/15), ás 15 horas, no Plenarinho I.

04-05-2015