idade das Águas Unesco-Hidroex é tema de reunião na ALMG



 

 

O Complexo Cidade das Águas, um centro de estudos e referência para conservação do patrimônio hidrológico da América Latina e das nações africanas de língua portuguesa, que está sendo construído em Frutal (Triângulo), é tema de audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta quinta-feira (23/4/15). A reunião, organizada pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, acontece às 9h30, no Plenarinho IV. De acordo com o requerimento para realização do evento, de autoria do deputado Paulo Lamar (PT), o objetivo é debater o andamento das obras e a previsão para a conclusão do complexo, com a instalação dos laboratórios de alta complexidade.

 

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Miguel Corrêa Júnior, que também é o presidente da Cidade das Águas Unesco-Hidroex, está convidado para a reunião. O complexo já abriga o Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Água (Hidroex) e o campus Frutal da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

 

A Cidade das Águas será formada por um condomínio de 16 universidades e organismos oficiais voltados para o tema água. Além da Uemg, participam do projeto a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), a PUC Minas e oito universidades federais: UFMG, Lavras (Ufla), Viçosa (UFV), Ouro Preto (Ufop), Uberlândia (UFU), Uberaba (UFTM), Itajubá (Unifei) e Alfenas (Unifal). Também integram o projeto a Agência Nacional de Águas (ANA), Embrapa, Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Emater e Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec). Os governos estadual e federal apoiam o empreendimento.

22-04-2015