Sedru faz um alerta no Dia Mundial da Saúde: Saneamento é saúde



Relatório da Organização Mundial da Saúde -OMS aponta que para cada dólar investido em água e saneamento, são economizados 4,3 dólares em custos de saúde no mundo. Na data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana - Sedru alerta sobre os vários aspectos que envolvem o tema.

 

 

A saúde é um direito fundamental do ser humano e engloba fatores determinantes como a água, alimentação, moradia, saneamento básico, meio ambiente e acesso aos bens e serviços essenciais. “Investir em saneamento, tratamento de resíduos e ter maior responsabilidade sobre a utilização dos recursos naturais são medidas necessárias para diminuir a degradação do meio ambiente e, consequentemente, os prejuízos causados à saúde pública”, alerta o secretário Tadeu Martins Leite.

A Lei 8.080/1990 assegura que é papel do Estado garantir o bem-estar da população e prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício e compete à Sedru, como articuladora, junto aos municípios, das políticas de saneamento em Minas Gerais, promover o acesso à saúde por meio de ações efetivas que visem à melhoria da qualidade de vida da população.

“Não podemos aceitar que a grande maioria dos municípios mineiros ainda não tenha elaborado seus Planos Municipais de Saneamento e de Gestão de Resíduos Sólidos, muitos por falta de apoio do Governo. A Sedru vai assumir o seu papel, colocar o saneamento básico como agenda prioritária e apoiar os municípios para que eles não sejam penalizados pelo descumprimento da Política Nacional de Saneamento”, afirma o secretário.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana auxilia os municípios na formatação dos Consórcios Intermunicipais, que são instrumentos regionais para a realização de atividades de interesse comum, como a destinação final de resíduos sólidos; e a formular suas políticas locais de saneamento básico, como a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico.

 

08-04-2015