Escolas estaduais se mobilizam para conscientizar comunidade sobre a importância da economia de água



Escolas estaduais de Minas Gerais irão aproveitar o dia Dia Mundial da Água, comemorado dia 22 de março, para promover ações de conscientização sobre a importância de se economiza o líquido. Professores e alunos da Escola Estadual Padre Anchieta, em Coqueiral, no Sul de Minas, plantaram 200 árvores nativas e frutíferas nos arredores dos rios. As mudas foram doadas pela Emater e pela prefeitura da cidade. Os alunos fizeram ainda uma divulgação para que os moradores assumam posturas que contribuam para a economia da água.

 

As iniciativas fazem parte do projeto Água: Recuperando Nascentes para um Ambiente Sustentável. “O projeto consiste na conscientização da comunidade sobre o valor da água e do plantio de mudas de árvores. É um trabalho contínuo, mas que esse ano foi intensificado por causa da escassez de água” explica uma das idealizadoras do projeto e professora de Ciências, Leila da Consolação de Miranda Alvarenga. Com estas ações, o estudante Alef Ruan Siqueira aprende na prática a importância de cuidar do meio ambiente: “Aqui temos muitas nascentes que estão secando. Uma das causas é a falta de árvores no entorno. Por isso, precisamos plantar e discutir a falta de água”, conta o estudante.

 

No município de São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), alunos da Escola Estadual Professora Geralda Eugênia produziram e distribuíram 80 cartazes nos pontos mais movimentados da cidade. “É um trabalho simples, interdisciplinar e permanente de conscientização que dá muito resultado”, conta a professora de Língua Portuguesa, Carina de Paula Sousa Santos. Desde fevereiro a escola já reduziu em 38% o consumo de água e a meta é reduzir ainda mais. A Secretaria de Estado da Educação parabeniza as escolas que desenvolvem ações como estas mostradas na matéria. E alerta que todo dia é dia de economizar água.

23-03-2015