Feam inicia seleção de municípios que receberão apoio técnico para coleta seletiva

De acordo com o Plano Estadual de Coleta Seletiva (PECS), os municípios mineiros que tenham interesse em receber apoio técnico do governo do Estado para implantação ou ampliação de serviços de coleta seletiva têm até o dia 31 de março próximo para se manifestarem à Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam). A manifestação deverá ser feita por meio de ofício padrão e preenchimento do formulário.

Haverá um processo seletivo para os municípios que se manifestarem seguindo os critérios estabelecidos, ao final do qual 15 serão classificados. O critério de seleção segue a metodologia descrita no PECS, conforme determina a Deliberação Normativa COPAM nº 172 (clique aqui), de 22 de dezembro de 2011, baseando-se na pontuação de 6 elementos facilitadores para a implantação ou ampliação da coleta seletiva:

• infraestrutura do galpão;

• população urbana;

• estágio do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS);

• modelo de gestão de RSU;

• existência de organizações de catadores de materiais recicláveis;

• existência de instrumento legal para pagamento pelo serviço de coleta seletiva.

O prazo para envio da manifestação de interesse, a ser feito por meio de ofício padrão, vai até o próximo dia 31 de março.

Concluído o processo seletivo, será divulgada no site da Feam a lista completa dos inscritos, em ordem decrescente de pontuação, destacando-se os 15 classificados.

Para os classificados, as ações de apoio a longo do ano de 2015 incluirão cinco etapas: diagnóstico da situação atual da coleta seletiva ou do potencial para sua implementação; análise da viabilidade e sustentabilidade econômica das alternativas; seleção do modelo mais adequado de coleta seletiva; apoio para implantação da coleta seletiva e monitoramento. Não haverá repasse de recurso financeiro, materiais ou equipamentos.

Para fins de controle de cumprimento do prazo de manifestação de interesse dos municípios serão considerados o carimbo da data de postagem nos Correios ou a data do protocolo de entrega na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves (Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/nº, Bairro Serra Verde, Edifício Minas, 1º andar, Belo Horizonte/MG.

 

Esclarecimento de dúvidas: telefone (31) 3281 5845.

13-03-2015