Reunião discute mudança na data do ENCOB



O coordenador da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco (CBHSF), Marcio Tadeu Pedrosa, participou nos últimos dias 25 e 26 de fevereiro do encontro do Fórum Mineiro de Comitês de Bacia Hidrográfica – FMCBH, que reuniu 36 comitês de bacias do estado de Minas Gerais. No encontro, que aconteceu em Belo Horizonte e teve como foco a gestão de recursos hídricos, houve debate sobre a possibilidade de mudança do XVII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas – Encob, pré-agendado para acontecer entre os dia 4 e 9 de outubro 2015, no município de Caldas Novas, a cerca de 150 Km da capital, Goiânia (GO).

 

Com a sugestão de mudança de data, a próxima edição do Encob fica marcada para acontecer entre 11 e 17 de outubro. A solicitação de mudança, foi feita por Marcio Pedrosa, que também é integrante da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Abes. O argumento é que o 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental estava coincidindo com o Encob.

A proposta foi aceita pelos presentes, mas precisa ser aprovada pelo Fórum Nacional de Comitês. “A data do encontro foi mudada porque a nossa preocupação é que não coincida com o Congresso da Abes, mas ainda é passível de confirmações”, deixa claro a integrante da coordenação do Fórum Mineiro Alice Lorentz Godinho.

 

Outro assunto que foi bastante debatido no evento é a falta de recursos para atuação dos comitês mineiros. Ela sinaliza que já há encaminhamentos no sentido de superar a questão financeira. “Estamos num momento de transição de governos e sem saber como proceder, de agora pra frente, por isso estamos debatendo a questão da falta de recursos para os comitês”, comenta Alice Godinho.

A reunião do Fórum contou ainda com a presença de Regina Greco, presidente do Comitê do Pará, importante afluente do Velho Chico; e de Sirléia Drummond, secretária do Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Jequitaí e Pacuí, também contribuintes do São Francisco, Sirléia Drummond.

 

Ainda no evento houve a presença de Breno Esteves Lasmar, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas – Igam, e que integra a Câmara Consultiva Institucional e Legal do CBHSF.

06-03-2015