Concurso busca valorizar Parque do Rio Doce



Um concurso promovido pelo Parque Estadual do Rio Doce (PERD), santuário ecológico de Minas Gerais, vai premiar os fotógrafos amadores que melhor retratarem as áreas úmidas do país – que são locais alagados permanentemente ou periodicamente inundados por águas rasas ou com solos encharcados. O objetivo da competição é divulgar o reconhecimento internacional que o PERD tem por ser uma das mais importantes áreas úmidas do mundo.

 

O título foi recebido pelo parque em 2010, e o local passou a ser designado como “Sítio Ramsar” – nome da cidade iraniana onde foi realizada a primeira convenção internacional que tratou do tema.

 

A convenção é um tratado intergovernamental que busca promover a conservação e o uso racional das áreas úmidas do mundo. Essas regiões são importantes para manutenção da vida na terra, principalmente regulando os recursos hídricos. “O título é designado para os locais que apresentam relevância ecológica. No caso do Brasil, são apenas 12 áreas, sendo que o Parque do Rio Doce é a única da região Sudeste. É preciso valorizar mais essas regiões”, explica a bióloga Mirlaine Soares Barros, coordenadora de pesquisas científicas do PERD.

 

Segundo a bióloga Mirlaine Soares Barros, são vários os benefícios do reconhecimento de uma unidade de conservação brasileira como Sítio Ramsar. Entre eles, está a possibilidade de intercâmbio internacional para o desenvolvimento de pesquisas ambientais e o acesso as fontes internacionais de financiamento.

 

“Esse título precisa ser melhor explorado pois a grande maioria das pessoas não sabe desse reconhecimento e de sua importância ecológica”, explica, contando que no ano passado o parque recebeu quatro holandeses que vieram para a Copa do mundo e aproveitaram para conhecer a unidade justamente por ela ser “Sitio Ramsar”.

 

Concurso

 

O concurso vai até dia 02 de março. Para participar os fotógrafos candidatos devem ter entre 15 a 24 anos e a foto ser de uma área úmida favorita – lago, lagoa, riacho ou um sítio ramsar. Ela pode ser feita com câmera ou celular, devendo ser baixada no site www.worldwetlandsday.org. A premiação é uma passagem para visitar uma área úmida a escolha do vencedor. Outras informações podem ser obtidas no telefone (31) 3822-3006.

24-02-2015