ANA prorroga vazão mínima de 140m³/s em Santa Cecília, no Paraíba do Sul



Em razão das afluências médias observadas na bacia do rio Paraíba do Sul e visando à garantia de atendimento a todos os usos na Bacia, a Agência Nacional de Águas (ANA) renovou a redução da vazão mínima na Estação Elevatória de Santa Cecília de 190m³s para 140m³/s. Publicada hoje no Diário Oficial da União, a Resolução nº 86, de 30 de janeiro de 2015, autoriza tal redução até o dia 28 de fevereiro.

 

Devido ao atual período hidrológico, caracterizado por vazões abaixo da média histórica, considerando a série de registros desde 1930, a ANA vem autorizando reduções da vazão em Santa Cecília de forma periódica e paulatina desde maio de 2014, quando a Resolução nº 700 autorizou reduziu a vazão mínima de 190m³/s para 173m³/s. Outras resoluções autorizaram novas reduções, desde então, até chegar ao atual patamar de 140m³/s.

 

 

O objetivo dessas reduções é preservar o estoque de água disponível nos reservatórios da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul devido à importância da bacia para o abastecimento de várias cidades, inclusive para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

 

As reduções de vazão são acompanhadas de avaliações periódicas por parte da ANA, do ONS e do estado do Rio de Janeiro dos impactos que a medida poderá ocasionar sobre os diversos usos da água, sendo oportunizada a participação de outros usuários da bacia nessas avaliações.

05-02-2015