Cemig diminui volume de água em Três Marias

A Cemig informou, ontem, que nos próximos dias, será reduzido o volume de água liberado da usina de Três Marias, cujas comportas foram abertas domingo. Com isso, a expectativa é que o nível das águas do Rio São Francisco também diminua. Anteontem, o Velho Chico subiu quatro metros acima do seu nível normal em Pirapora, no Norte do estado, onde 60 famílias tiveram que ser retiradas de três ilhas, que foram inundadas. A enchente também atingiu quiosques, ranchos e sedes de clubes, além de pastagens e plantações nas proximidades da margem do curso d'água.

Ontem, Corpo de Bombeiros de Pirapora informou que o rio continuava quatro metros acima do seu nível normal. Porém, a situação já era de tranquilidade, tendo em vista que as famílias das ilhas que ficaram desabrigadas foram levadas para as casas de parentes. Os desabrigados deverão receber colchões, cestas básicas e outros donativos que foram solicitados pela Defesa Civil Municipal de Pirapora à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). Por causa da inundação, a prefeitura decretou estado de emergência no município. Em decorrência das chuvas do último fim de semana, as águas do Rio Abaeté subiram 4,75 metros, contribuindo para a enchente do São Francisco.

No domingo, a Cemig havia aberto as comportas da usina de Três Marias, para liberar 2 mil metros cúbicos de água por segundo, numa tentativa de normalizar o nível do rio em Pirapora, e na ilhas Coqueiro, da Pimenta e Marambaia, localizadas próximas à área urbana.