ANA lança novo sistema para pesquisa de conteúdos do acervo institucional



 

 

A partir desta segunda-feira, 12 de janeiro, ficará mais fácil acessar as informações e o acervo bibliográfico da Agência Nacional de Águas (ANA), devido ao lançamento do SophiA, novo sistema da Biblioteca da Agência. O serviço pode ser acessado através do site da ANA pelo link http://biblioteca.ana.gov.br/.

 

Diferente do anterior, o novo sistema unifica todos os bancos de dados da Biblioteca, o que inclui o Banco de Imagens ANA, as publicações do órgão no Diário Oficial da União (DOU), o acervo de publicações e a Biblioteca Virtual. No SophiA é possível encontrar conteúdos dos mais diversos, como CDs, livros, mapas, imagens, arquivos digitais, entre outros.

 

Assim, os usuários do serviço terão uma interface intuitiva com três tipos de pesquisa: busca rápida, busca combinada e legislação. Tanto a busca rápida quanto a combinada são para o acervo bibliográfico, o Banco de Imagens e a Biblioteca Virtual. A opção de legislação é para pesquisar as publicações diárias da Agência no DOU e as de interesse da instituição.

 

Na busca rápida, o usuário da página pode usar um filtro de registros com mídia, que permite encontrar itens que possuem conteúdos digitais para download, como arquivos de áudio, vídeo e imagem.

 

Na busca combinada, existe um filtro de tipo de material, que permite recuperar os itens pelo formato de interesse. Assim, o internauta pode encontrar um determinado conteúdo que contenha somente imagens, mapas, relatórios, teses, dissertações, etc. Para localizar os atos do dia no DOU, existe o filtro publicação, na aba Legislação.

 

Logo na página inicial do SophiA, na seção Terminal Web, há um destaque para os novos conteúdos do sistema, que também podem ser pesquisados por período. Outra novidade é que a ferramenta elabora a referência bibliográfica da publicação consultada.

 

Para solicitação de uso e reprodução de imagens, o procedimento permanece como antes até que o serviço seja adequado ao novo sistema. Outro detalhe é que os registros antigos nem sempre possuirão o mesmo padrão dos novos.

 

Os usuários podem esclarecer suas dúvidas através da ferramenta de Ajuda do SophiA, pelo e-mail cedoc@ana.gov.br ou pelos telefones 2109-5374 ou 5153.

 

12-01-2015