Parque Municipal de BH ganha presépio feito com materiais recicláveis



Parte da história do nascimento de Jesus, incluindo os principais personagens do acontecimento, José, Maria, os três reis magos, o pastor, o anjo e os animais, já podem ser vistos no tradicional presépio do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro de Belo Horizonte. O presépio poderá ser visitado nos dias de funcionamento normal do parque até o dia 11 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 6h às 18h. A entrada é gratuita. Os bonecos são feitos com materiais recicláveis e naturais, alguns recolhidos no próprio parque, como folhas, sementes e serragens. Eles estão abrigados dentro de uma cabana montada com bambus e lona, próximo à entrada principal do parque. “O presépio é uma grande atração desta época do ano. Além de estar dentro de uma grande área verde, no centro da capital, foi desenvolvido com materiais retirados do próprio espaço. As imagens ilustram uma riqueza de detalhes que encanta”, explica Hugo Vilaça, presidente da Fundação de Parques Municipais (FPM).

 

Realizado desde 2005, o projeto começou de forma despretensiosa e virou um grande símbolo natalino da cidade. “Eu fiz um presépio pequenininho para colocar na mesa da administração. O diretor do parque gostou e virou uma brincadeira séria. Acabamos fazendo um grande para colocar no parque, em 2005, e agora temos todos os anos”, comenta Joana Teixeira, ajudante de Serviço Operacional e criadora do presépio.

 

A decoração encanta um público diversificado, como visitantes do parque, pessoas que estão no local de passagem e estudantes. Diretor de Parques da Área Sul, Homero Brasil acredita que o presépio já está incorporado ao Parque Municipal. “Há 9 anos o presépio está no parque, mantendo a tradição graças à receptividade do público. Remete aos costumes das cidades do interior e também da capital, aos tempos em que as famílias construíam presépios nas salas de visita de suas casas”, contou.

16-12-2014