ALMG vai comemorar os três anos da Bolsa Reciclagem



O aniversário de três anos da Bolsa Reciclagem, incentivo mensal pago pelo poder público a catadores de material reciclável pelos serviços ambientais prestados à sociedade, será comemorado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em uma Reunião Especial de Plenário na próxima quarta-feira (19/11/14), às 10 horas. Na ocasião, o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) também será homenageado.

 

Instituída pela Lei 19.823, de 2011, originária do Projeto de Lei (PL) 2.122/11, do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), a Bolsa Reciclagem destina-se aos trabalhadores organizados em associações e cooperativas que vivem com renda familiar mensal abaixo de R$ 140 por pessoa. Os recursos financeiros são destinados às cooperativas e distribuídos aos catadores cooperados, conforme o volume de material recolhido por cada um.

 

Durante a reunião, haverá a entrega de uma placa em homenagem ao CMRR, além do testemunho de catadores de material reciclável sobre o impacto da Bolsa Reciclagem em suas vidas.

 

Decoração de Natal - Representantes do CMRR também farão uma entrega simbólica à ALMG de adereços de Natal recicláveis, que serão utilizados nas decorações de fim de ano do Palácio da Inconfidência e da Praça Carlos Chagas. Eles ainda vão apresentar a oficina de materiais recicláveis "Reciclar - Natal 2014", na qual os artesãos das cooperativas vão mostrar como é feita a produção dos adereços, dando maior visibilidade ao trabalho.

 

O CMRR, mantido pelo Governo do Estado, busca estimular a reflexão e a ação da cidadania para a gestão integrada de resíduos, promovendo alternativas para transformá-los em oportunidade de renda e de preservação dos recursos naturais.

17-11-2014