Mais três estações vão monitorar enchentes em BH



Belo Horizonte vai implantar mais três estações de monitoramento dos níveis dos cursos d’água, que vão se somar às 42 já existentes, destinadas à previsão meteorológica e de alerta contra enchentes na capital mineira.

 

Conforme publicado no Diário Oficial do Município (DOM), a Secretaria de Obras e Infraestrutura da PBH contratou a empresa Hobeco Sudamericana para executar serviços especializados de instalação das três novas estações e de manutenção preventiva, corretiva e de suporte do sistema de monitoramento hidrológico e alerta contra inundações na cidade.

 

O contrato, no valor de R$ 1.126.343,03, foi assinado em 15 de outubro passado e tem prazo de vigência de dois anos.

 

O custo previsto para instalação de cada uma das estações é de aproximadamente R$ 15 mil, segundo a prefeitura.

 

De acordo com o secretário de Obras e Infraestrutura, José Lauro Nogueira Terror, a contratação foi feita com a dispensa de licitação pública, com base no art. 25, inciso I da Lei Federal 8.666/93 (lei de licitações e contratos na administração pública).

 

SISTEMA ADEQUADO

 

O engenheiro Ricardo Aroeira, coordenador do Programa de Recuperação Ambiental de Belo Horizonte (Drenurbs), afirmou que o sistema de monitoramento de enchentes em Belo Horizonte é completamente adequado à demanda da cidade. O Drenurbs tem como objetivo o tratamento integrado dos problemas sanitários e ambientais no nível da bacia hidrográfica.

 

Entre as metas do programa, estão a despolui-ção de 140 quilômetros de cursos d’água, abrangendo 73 córregos e 47 bacias hidrográficas; a redução dos riscos de inundações com a implantação de bacias de detenção; o controle da produção de sedimentos e a integração dos recursos hídricos naturais ao cenário urbano.

14-11-2014