ANA e IFCE prorrogam inscrições para 200 vagas em curso de especialização semipresencial



A Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) prorrogaram até 17 de novembro as inscrições para o curso de pós-graduação Lato Sensu em Elaboração e Gerenciamento de Projetos para a Gestão Municipal de Recursos Hídricos na modalidade semipresencial. A especialização oferece 200 vagas gratuitas.

 

Podem participar da capacitação servidores públicos municipais, estaduais e federais que atuem de alguma forma na gestão de recursos hídricos. O curso também é aberto a profissionais de agências reguladoras de saneamento, agências regionais de desenvolvimento metropolitano, secretarias de estado de desenvolvimento regional e política urbana, associações regionais e federações de municípios.

 

O curso tem o objetivo de capacitar profissionais a atuarem na concepção, captação de recursos, implementação e prestação de contas de projetos ligados às políticas de âmbito municipal com potencial impacto sobre os recursos hídricos, como as relacionadas ao meio ambiente, saneamento, uso e ocupação do solo.

 

Com duração estimada de 18 meses, o curso terá três encontros presenciais nos primeiros 12 meses. Conforme a região onde o aluno reside, ele poderá ter aulas numa das seguintes cidades: Brasília (Centro-Oeste), Fortaleza (Nordeste), Manaus (Norte), São Paulo (Sudeste) ou Florianópolis (Sul). A especialização é gratuita, mas as despesas com deslocamento, hospedagem e alimentação são por conta dos alunos ou suas instituições.

 

Para concorrer a uma das 200 vagas desta primeira turma, o candidato deverá cumprir três requisitos básicos: possuir graduação em qualquer área do conhecimento; ser servidor com vínculo efetivo com a administração pública municipal, estadual ou federal; e estar liberado e autorizado pelo órgão de origem para as atividades presenciais e a distância oferecidas pelo curso.

 

Uma comissão de avaliação formada por representantes da ANA e do IFCE avaliará e validará as inscrições, tendo como base os critérios definidos no Edital PRPI/DEAD nº 001/2014. Os resultados de todas as etapas do processo seletivo serão publicados no site http://prpi.ifce.edu.br/ifce_ana. O resultado final da seleção deverá ocorrer na data provável de 21 de novembro, com divulgação no site do IFCE. O início das aulas está previsto para 1º de dezembro de 2014.

 

Vertente indutora

Como instituição responsável pelo desenvolvimento de ações de capacitação no âmbito do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), a ANA identificou a demanda para formação especializada de técnicos atuantes nos municípios brasileiros e, de forma inédita no Brasil, apoiou o IFCE na estruturação do curso de pós-graduação Lato Sensu em Elaboração e Gerenciamento de Projetos para a Gestão Municipal de Recursos Hídricos. A expectativa da Agência é capacitar, em duas turmas, 600 profissionais.

Texto:Raylton Alves - ASCOM/ANA