Manuelzão e Fundação de Parques Municipais oferece atividades na Semana da Água

A Unidade Móvel do Projeto é uma das estratégias para a Educação Ambiental. (Foto: Acervo Mauelzão)O Dia Mundial da Água está aí e o Projeto Manuelzão não poderia deixar essa data passar em branco. Para lembrar a todos a importância desse recurso tão precioso, será realizada palestra e atividades com a Unidade Móvel do Manuelzão.

Já nesse sábado, dia 19, o Projeto oferece a palestra Cuidando das nossas águas, na oficina de formação organizada pela Regional Barreiro. Ela acontece no Parque das Águas Roberto Burle Marx e o objetivo é mostrar os impactos da urbanização na qualidade das águas. A oficina é destinada para professores de escolas municipais e estaduais e lideranças comunitárias. Segundo o integrante da equipe de Projetos Especiais da Gerência de Educação do Barreiro, Luciano Soares, a ideia é juntar comunidade e professores para mostrar que a educação ambiental é importante desde a infância.

A Unidade Móvel do Projeto Manuelzão, também estará na ativa. Na terça, dia 22, o ônibus estaciona no Parque Fazenda Lagoa do Nado, no bairro Itapuã; na quarta, no Parque das Águas, no Barreiro; e na quinta, no Parque Primeiro de Maio, na região Norte de BH.

O objetivo da Unidade Móvel é integrar ciência, mobilização social e educação, difundindo resultados de pesquisas e conhecimentos fundamentais para a revitalização da Bacia do Rio das Velhas. Os temas tratados são a Disponibilidade, ciclo e poluição das águas; Influência humana na bacia do Rio das Velhas; Pesquisa de biomonitoramento com peixes e bentos; e O Projeto Manuelzão.

De acordo com a Fundação de Parque Municipais, as atividades são focadas para as escolas, mas também estão abertas ao público em geral. Segundo a bióloga do Núcleo Transdisciplinar e Transinstitucional pela Revitalização da Bacia do Rio das Velhas (Nuvelhas), Juliana França, a procura por esse tipo de atividade aumenta na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, mas deveria ser constante. "É uma forma de divulgação científica", ressalta.

No sábado, dia 26, os estandes da Unidade Móvel estão disponíveis para visitação no Parque Ecológico da Pampulha. Confira abaixo, datas, horário e endereços e não deixe de participar.