Comissão vai a Buritis verificar degradação do Rio Urucuia



A Comissão Extraordinária das Águas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, na manhã desta terça-feira (4/11/14), requerimento para realização de visita técnica ao município de Buritis (Noroeste de Minas) no próximo dia 12 de novembro. Na ocasião, será realizada, às 9 horas, uma audiência pública proposta pelo Comitê de Defesa do Rio Urucuia, quando será debatida a degradação de áreas de preservação permanente em decorrência da construção de barragens. O autor do requerimento é o presidente da comissão, deputado Almir Paraca (PT).

 

Também foi aprovado requerimento do mesmo parlamentar para realização de audiência pública na ALMG com objetivo de debater as condições atuais de abastecimento público e de segurança hídrica no Estado de Minas Gerais.

 

Mineroduto – Durante a reunião, foi aprovado relatório da visita realizada pela comissão, em junho deste ano, aos municípios de Salinas e Coronel Murta (Norte de MInas e Vale do Jequitinhonha, respectivamente). O documento destaca que a comissão comprovou, in loco, a dificuldade, por parte da população dessas duas cidades, em aceitar que se utilize a água, extremamente escassa nessas regiões, para transportar minério de ferro da jazida em Grão Mogol, para o porto Sul, em Ilhéus/BA. Em virtude disso, o deputado Rogério Correia (PT) apresentou requerimento, que foi aprovado, solicitando o envio de cópias do relatório para diversos órgãos estadual e federal.

06-11-2014