Programa Panorama debate a falta de água



O programa Panorama, da TV Assembleia, debate, nesta terça-feira (28/10/14), a falta de água e a multiplicação de poços como alternativa de abastecimento. A edição, que vai ao ar às 8h30, aborda a crise de recursos hídricos, agravada pela estiagem prolongada, especialmente no Sudeste do País, e que fez diminuir muito o volume de rios e represas.

Os convidados especiais do programa são a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas, Marília Melo; e o conselheiro da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, Celso de Oliveira Loureiro, que é ainda professor aposentado da Escola de Engenharia da UFMG e consultor em Hidrologia Ambiental.

 

O programa mostra que em 70% das cidades mineiras o abastecimento já é parcial ou totalmente feito a partir dos poços, tubulares ou manuais que captam as águas subterrâneas. Os especialistas explicam esse modelo de abastecimento e a importância dos poços para o equilíbrio de todo o sistema hídrico. O programa fala, também, dos riscos das escavações irregulares e do passo-a-passo da instalação de um poço, seja por empresa, condomínio, concessionário e mesmo o cidadão comum, dentro das regras vigentes. O Panorama tem reprises às 19 horas e à 1 hora da manhã.