Cartões de plástico sem uso poderão ser descartados em coletores instalados na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, a partir desta segunda-feira, 29 de setembro.
A campanha “Reciclagem de cartões de plástico” – resultado de parceira entre o Ministério do Meio Ambiente, a Plastivida – Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, o Instituto do PVC e o Programa Reciclagem de Cartão – tem o objetivo de incentivar a coleta e reciclagem de cartões.
Qualquer cartão plástico pode ser reaproveitado, mesmo aquele com chip ou tarja magnética, como cartões de crédito e débito.
As máquinas coletoras trituram os cartões no momento em que são depositados, além de armazenarem o produto, que deve ser recolhido periodicamente por uma empresa especializada na reciclagem desse tipo de material.
Novos produtos
Com o reaproveitamento, os cartões sem uso serão transformados em novos produtos, como porta copos, placas de sinalização, caixas, marcadores de páginas, cartões de visita, entre outros.
Miguel Bahiense, presidente da Plastivida e do Instituto do PVC, explica que o foco do projeto é a educação ambiental. “Não é só a sociedade que deve ter consciência ambiental, ela parte do poder público, da indústria, do envolvimento de todos”, disse ele. O projeto deverá ser ampliado para outras cidades do país.
Por: Agência Brasil
03-10-2014