Nível nunca esteve tão baixo



Dos seis reservatórios que produzem a energia de Minas Gerais, todos estão com armazenamento abaixo da metade. O de Três Marias, mais famoso por ser considerado a caixa d’água do Estado e alimentar o rio São Francisco, é o mais crítico, com 6,3% – pior nível desde 2001. Mas não é o único que merece atenção especial. O reservatório do rio Grande, em Camargos, na região do Campo das Vertentes, está com 9,37% e o do rio Araguari, em Nova Ponte, está com 19,44%. Os outros dois estão na faixa de 46%. A Cemig confirma que os níveis estão entre os menores dos últimos 83 anos. A Copasa diz que é dos últimos cem anos. A elétrica afirma que o atual armazenamento de Três Marias é o mais baixo desde a entrada em operação da usina. “Outro momento em que ele esteve tão baixo foi no ano de 2001, ano do racionamento de energia. Naquela ocasião, o reserva tório chegou perto de 8,5% de sua capacidade”, diz a estatal, por meio de nota.

 

Segundo levantamento da Comerc Energia, os reservatórios no Brasil atingiu, na primeira quinzena deste mês, o patamar mais baixo para meses de setembro desde 2001. Na região Sudeste/Centro-Oeste, a mais importante do país, o nível está em 28%, superando somente o nível de 20,6% registrado 13 anos atrás. Naquele ano, o governo brasileiro declarou racionamento de energia em função da falta de chuvas.

 

Nos últimos meses, os brasileiros voltaram a experimentar racionamento, só que de água. O abastecimento já está sendo temporariamente suspenso em várias cidades de Minas Gerais, como Itabira, Uberlândia e Uberaba. Até agora, segundo a Secretaria de Defesa Civil do Estado, 148 cidades já decretaram estado de emergência. É praticamente uma a cada cinco cidades mineiras.

 

O rio São Francisco tem enfrentado uma seca histórica, espalhando apreensão entre produtores ao longo do seu percurso da Serra da Canastra, em Minas, até Alagoas. O Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) afirma que um trecho de 40 km a partir de Três Marias pode até mesmo seca, já em outubro.

Segundo o levantamento da Comerc, na região Nordeste, os reservatórios estavam com 24,8% da capacidade na primeira quinzena de setembro, ante 12,5% de setembro de 2001.

 

Nas regiões Sul e Norte, os níveis dos reservatórios permanecem em patamares mais elevados. O número apurado para a região Sul durante a primeira quinzena do mês foi de 73,1%, abaixo dos 95,7% de setembro de 2013, porém acima dos 44,8% do ano anterior.

 

No caso da região Norte, os reservatórios estão com 53,8% da capacidade, no melhor patamar para meses de setembro desde 2005.

 

Emergência

 

148 cidades decretaram estado de emergência em Minas

 

17% percentual de municípios mineiros nessa situação

 

Entenda

 

Como é. A Cemig tem cerca de 70 usinas hidrelétricas. Mas só seis delas são reservatórios capazes de acumular água no período de chuvas para ser utilizada no período da seca.

19-09-2014