Secretaria interdita depósito de rejeitos de mineração



Mais um problema envolvendo barragens de rejeitos de minério foi identificado em Minas. Após uma vistoria realizada nessa segunda em uma mina da empresa MIB Mineração, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad) informou que os rejeitos da atividade no local estavam sendo armazenados de maneira irregular. De acordo com a pasta, a estrutura que era usada para guardar o material não tem as características técnicas de uma barragem – nem da chamada pilha de rejeitos – e, por isso, não se enquadrava na licença ambiental concedida à mineradora. A empresa foi autuada, e a atividade na estrutura foi suspensa.

 

Apesar de não cumprir os critérios técnicos, a estrutura se assemelha a uma grande barragem, de acordo com moradores da região, e tem mais de 20 metros de altura. A aposentada Rejane Moraes, 66, mora próximo à construção e conta que ela também está próxima do córrego do Feijão. Na última semana, moradores ficaram assustados após verem trabalhadores colocando terra na base da estrutura.

 

“Fiquei preocupada porque, se estão jogando terra, pode estar acontecendo algo. Se romper, ela vai para o córrego do Feijão”, disse, ressaltando que já fez diversas denúncias aos órgãos ambientais. A atividade mineradora também tem provocado diversos problemas nas residências da região, como trincas, rachaduras e acúmulo de poeira.

 

Conforme análise dos técnicos da Semad, não existe risco iminente de colapso da estrutura. No entanto, novas avaliações serão feitas, e toda a documentação técnica da mina deverá ser apresentada pela empresa.

 

Na tarde desta terça, a reportagem tentou contato com representantes da MIB Mineração, mas nenhum deles foi encontrado para comentar o assunto.

 

Herculano

A Herculano Mineração protocolou nesta terça, na Superintendência Regional de Regularização Ambiental (Supram), o plano emergencial de medidas que devem ser tomadas para estabilizar a barragem 3, que ficou comprometida após o colapso do reservatório 1.

 

Desaparecido

Os bombeiros realizam nesta quarta o oitavo dia de buscas por Adilson Batista, 43, desaparecido desde a última quarta-feira, quando uma barragem de rejeitos de minério se rompeu em Itabirito, matando outras duas pessoas. Cerca de 20 militares atuam no local.

17-09-2014