Moradores de Congonhas ficam sem água após caminhão derramar combustível em nascente



O abastecimento de água no bairro Pires, em Congonhas, Região Central de Minas, foi cortado devido a um acidente ambiental. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), um caminhão que transportava 10 mil litros de óleo e cinco mil de gasolina tombou e derramou a carga em uma nascente.

 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o acidente ocorreu na tarde de quarta-feira (3) às margens da BR-040, altura do quilômetro 603. O motorista ficou gravemente ferido. Ele foi socorrido e levado para um hospital da região e depois transferido para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII. A pista chegou a ser interditada, mas já foi liberada e o veículo removido.

 

Técnicos da Semad estão no local tentando conter a contaminação. Levantamento preliminar indica que uma área de aproximadamente dois quilômetros da nascente e do solo foi afetada pelo produto químico. O órgão informou que o trabalho é lento, já que alguns trabalhos têm que ser feitos manualmente.

 

Nesta quinta-feira (4), a equipe de emergência da Semad está colocando barreira para segurar o combustível. Não há previsão para total limpeza dá água e solo. O abastecimento no bairro será feito por meio de um caminhão-pipa.

08-09-2014