Panorama discute a reciclagem de eletroeletrônicos



O Panorama desta quarta-feira (6/8/14) aborda a reciclagem de resíduos eletroeletrônicos. Para discutir o tema, o programa da TV Assembleia convidou Raphael Barros, professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG, e Ricardo Vieira, gerente de negócios da Emile, empresa especializada em reciclar resíduos eletrônicos. O Panorama estreia às 8h30h, com reprise às 19 horas do mesmo dia e à 1 hora da manhã de quinta-feira (7/8/14).

Na era da tecnologia, é difícil resistir aos apelos da novidade. Um celular de última geração, um computador mais leve e mais potente, um eletrodoméstico que dá menos trabalho. Com poder de compra e tantos estímulos, os consumidores estão sempre substituindo e mandando muitos dos velhos eletroeletrônicos para o lixo. Uma rotina perigosa, já que muitos desses equipamentos têm componentes prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

 

De acordo com um levantamento divulgado no ano passado pela Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa descarta, em média, sete quilos de resíduos eletrônicos por ano. A montanha desses resíduos pode crescer 33% até 2017, quando o planeta deve ultrapassar a marca de 65 milhões de toneladas de aparelhos dispensados a cada ano.

 

O programa fala ainda sobre os riscos do descarte inadequado e mostra algumas saídas da iniciativa privada e do poder público para reaproveitar componentes de eletroeletrônicos.

05-08-2014