Prefeitura intensifica ações de limpeza



A Prefeitura de Contagem trabalha para deixar a cidade cada vez mais limpa e agradável para se viver. Para isso, realiza um mutirão de Limpeza em todas as regiões da cidade, fazendo regularmente a capina e a limpeza de ruas e avenidas de todos os bairros.

 

Atualmente, mais de 600 garis atuam na manutenção da limpeza urbana. Além desse trabalho diário, a prefeitura criou o Programa Brigada da limpeza. Esse é um projeto inovador, que consiste em uma verdadeira força-tarefa para recolher lixo e entulho e orientar as pessoas sobre a correta destinação dos resíduos. O programa envole todos os setores da sociedade e tem como meta principal acabar com os pontos irregulares de lixo, os chamados “bota-foras”.

 

O Brigada da Limpeza possui quatro pilares: implantação dos Ecopontos em todas as regionais de Contagem, criação do Agente Comunitário de Limpeza, implantação do Projeto Carroceiro Legal e ações específicas de combate à dengue.

 

Segundo o prefeito de Contagem, Carlin Moura, idealizador do Programa Brigada da Limpeza, é prioridade do atual governo manter a cidade limpa e deixá-la mais bonita para os contagenses. Ele destaca que para acabar também com a dengue esse trabalho é primordial e todos devem fazer a sua parte. “Para o sucesso do programa, precisamos do apoio e conscientização da população sobre a correta forma, horário e acondicionamento do lixo”, destacou. Moura ainda ressaltou sobre o Projeto Carroceiro Legal, lançado em conjunto com a brigada. “Com esse programa também vamos valorizar o carroceiro, pois ele é parceiro da limpeza da cidade”.

 

O secretário adjunto de Obras e Serviços Urbanos, Flávio Magelo, explica o diferencial do programa. “Criamos a figura do Agente Comunitário de Limpeza, que auxiliará as comunidades na conservação das vilas e aglomerados. Também revitalizamos e criamos vários pontos de descarte regular de pequenos volumes, os Ecopontos, em todo o município”, frisou. Magelo informa ainda que o atual governo enviou à Câmara Municipal o projeto de lei que regulamenta a profissão do carroceiro e moderniza a legislação que regulamenta a limpeza urbana”, informou.

 

No primeiro semestre deste ano, o Brigada da Limpeza realizou um mutirão em todas as oito regionais da cidade, recolhendo 8.000 toneladas de lixo e entulho e conscientizando os cidadãos para o destino correto dos resíduos e o combate à dengue. Ao percorrer cada região, a força-tarefa da prefeitura apresentou todo o projeto à comunidade, identificando os Ecopontos de cada local e os Agentes Comunitários de Limpeza, que atuam nos bairros.

 

Moradora do bairro Milanês, Idalva Guedes aprovou a iniciativa. “No meu bairro nós fazemos questão de separar o lixo da maneira certa e cada morador cuida da limpeza do seu passeio, mas, em muitos lugares, falta ter essa consciência dos próprios proprietários”, comentou.

 

Para o morador do Darcy Ribeiro, Vagner Silva, a limpeza urbana é fundamental para a cidade e a comunidade deve ajudar no desenvolvimento do programa. “A comunidade deve abraçar essa iniciativa do governo e trabalhar em conjunto para manter a nossa cidade sempre limpa e conservada”, afirmou.

 

Ecopontos

 

Os Ecopontos são locais específicos para recebimento de pequenos volumes de entulho da construção civil, pequenas podas de árvore, mobiliários e madeiras, dentre outros. Eles funcionam de segunda a sábado, das 8h às 16h, com pausa para o almoço. Os moradores e carroceiros devem respeitar esse horário para o descarte de materiais.

 

É fundamental ressaltar a importância da comunidade na conservação da cidade. Para isso, os moradores devem respeitar os horários e locais de descarte de resíduos. Além disso, podem denunciar os responsáveis pelo descarte irregular de lixo e entulho em calçadas, lotes vagos e áreas de preservação ambiental. Os responsáveis estão passíveis de multas que variam de R$ 7.000 a R$35 mil, se houver impacto ambiental.

 

A Limpeza Urbana mantém o número 0800 2831 225 para denúncias, pedidos de limpeza e informações.

28-7-2014