O documento ‘Minuta Zero’, que vai instituir uma nova agenda global de desenvolvimento, está disponível para consulta até 31 de agosto de 2014.



A Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR) abriu o processo de consulta à ‘Minuta Zero’, documento elaborado pelas Nações Unidas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Até o dia 31 de agosto, gestores públicos de todo o país podem enviar contribuições ao texto do documento.

 

As sugestões serão analisadas e poderão ser incorporadas no documento final sobre a posição brasileira em relação aos ODS. O texto final será apresentado na 68° reunião anual da Assembleia Geral da ONU, em setembro, e deve conter metas concretas com prazo de cumprimento sobre temas diversos como: erradicação da pobreza extrema; igualdade de gênero e o esforço por cidades mais inclusivas e sustentáveis.

 

A nova agenda global de desenvolvimento passa a vigorar a partir de 2016, para os próximos 15 anos. Ela substitui a Declaração do Milênio, firmada por 189 Estados-membros em setembro de 2000, que estabeleceu os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que deverão ser alcançados até 2015.

 

Saiba mais sobre a consulta em http://bit.ly/1nGN9AT