UFV apoiará produtores no Cadastro AmbientalUFV apoiará produtores no Cadastro Ambiental



O Cadastro Ambiental Rural (CAR) – registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais brasileiros – será um dos temas abordados na 85ª Semana do Fazendeiro, promovida pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Zona da Mata. O evento será realizado de 26 de julho a 1º de agosto, no campus da instituição.

 

Os produtores participantes serão assessorados durante o preenchimento do CAR, que agora é pré-requisito para obtenção de crédito e contratação de seguro agrícolas, isenção de impostos para insumos e equipamentos e outros benefícios.

 

Na programação, também estão incluídos 235 cursos relacionados com temas diversos, que abrangem desde a produção até a comercialização de produtos, passando pelo melhor aproveitamento dos recursos e pela administração da propriedade. Todos serão ministrados por professores e técnicos administrativos da UFV e órgãos parceiros.

 

“Os cursos são o que mais movimenta a Semana. O fazendeiro aprende na prática, fazendo. E por meio da avaliação dos participantes, elaboramos novas grades (para as próximas semanas do fazendeiro)”, diz a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares.

 

Neste ano, serão ofertados 15 novos módulos e a expectativa é a de que o evento reúna um público maior do que o do ano passado, quando passaram por lá cerca de 70 mil agricultores e pecuaristas de todo o país, principalmente, mineiros e fluminenses, os mais presentes nas edições anteriores.

 

Segundo Nilda, os cursos não apenas qualificam os produtores como oferecem novas possibilidades de atuação. Não raramente, eles apostam em novas culturas depois de conhecerem as técnicas de manejo.

 

“Como a maior parte das propriedades é pequena, com menos de 10 hectares, elas precisam ser otimizadas. O fazendeiro já percebeu isso e tem procurado mais a universidade. Pelos depoimentos, notamos que estão se aprimorando. Eles vêm, aprendem, mudam e voltam para aprender mais”, afirma.

 

 

Meio ambiente

 

A seca que afetou diversas lavouras de Minas Gerais neste ano inspirou o tema dessa edição: “Agricultura, Clima e Meio Ambiente”. E, de acordo com a reitora, uma das preocupações dos produtores, atualmente, é, justamente, a questão ambiental.

 

Por isso, pelo quinto ano consecutivo, a Semana do Fazendeiro adotará medidas de neutralização das emissões de carbono geradas pelo próprio evento.

 

Depois de quantificar o gás carbônico emitido, são plantadas árvores de espécies nativas em áreas em recuperação ambiental. No ano passado, foram registradas mais de 56 toneladas de gás carbônico emitidas. Elas foram compensadas com o plantio de mais de 500 mudas.

 

 

Inscrições pelo site terminam nesta sexta-feira

 

As inscrições para a 85ª Semana do Fazendeiro podem ser feitas até esta sexta-feira (11) pelo site www.semanadofazendeiro.ufv.br. Quem perder o prazo poderá inscrever-se no local, mas estará sujeito à disponibilidade de vagas.

 

Além de cursos e consultorias, o evento terá o “Circuito do Café”, voltado para análise do setor, implantação da lavoura, recomendações de manejo e comercialização, e uma feira de produtos ligados ao agronegócio.

 

10-7-2014