Comissão vai discutir limites do Parque do Sumidouro



Os limites do Parque Estadual do Sumidouro, localizado no Município de Pedro Leopoldo (Região Central do Estado), será tema de audiência pública da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será na quarta-feira (25/6/14), às 16 horas, no Auditório, e atende a requerimento do deputado Adalclever Lopes (PMDB).O parque foi criado em 1980 e seus limites originais eram de 1,3 mil hectares, mas em 2008 essa área foi redefinida durante as discussões para a implantação do Plano de Desenvolvimento do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Assim, o Parque do Sumidouro passou a ser de 2 mil hectares.

 

Essas duas primeiras demarcações foram feitas por meio de decreto e, em 2011, foi sancionada a Lei 19.998, que confirmou a área estabelecida em 2008. As mudanças, porém, tiveram impactos no setor produtivo da região e o objetivo da reunião será discutir esses impactos e possíveis soluções para problemas gerados.

Convidados – Foram convidados para a reunião o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis de Minas Gerais (Ibama), Marco Túlio Simões Coelho; o diretor de Áreas Protegidas do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Henri Dubois Collet; a prefeita de Pedro Leopoldo, Eloísa Helena Carvalho de Freitas Pereira; e o vereador de Pedro Leopoldo, Geraldo Mendes Filho.

23-6-2014