Coleta de óleo em Rio Paranaíba reduz poluição ambiental e gera renda

Universitários de Rio Paranaíba, no Alto Paranaíba, criaram ecopontos para a coleta de óleo de cozinha usado na cidade. Com a ação, eles conseguem reduzir a poluição ambiental e gerar renda para as mulheres que fazem sabão caseiro. A meta dos estudantes no projeto “Resíduos de Valor” é coletar 1.800 litros de óleo por mês.

Dos resíduos coletados, cerca de 80% são vendidos para uma empresa que produz biodiesel. O valor arrecadado é repassado para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade. O restante da matéria prima é encaminhada para produtoras de sabão. A atitude foi uma oportunidade de renda sustentável, que caminha para a criação de uma associação de produtores na cidade. “Cada litro de óleo usado na cozinha mal descartado, tem a capacidade de contaminar cerca de 25 mil litros de água, o que representa que uma quantidade enorme de litros de água que o projeto salvou”, falou o estudante Ayrtton Bernardes.

A produtora de sabão Maria de Fátima Rezende acredita que com a venda fora da cidade, à chance de retorno é maior. “Na cidade não há fonte de renda boa, quase todo mundo faz isso. Mas como os universitários estão vendendo para fora, tenho certeza que dará uma renda boa”, disse.

Fonte: Ambiente Brasil – 11/06/2014.

 

Endereço:http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2014/06/11/106090-coleta-de-oleo-em-rio-paranaiba-reduz-poluicao-ambiental-e-gera-renda.html