A Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (Cipe São Francisco) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará audiência pública na sexta-feira (6/6/14), às 9 horas. O objetivo do encontro é discutir o andamento dos trabalhos de revitalização do rio, bem como a retomada das obras de hidrovia do mesmo. A reunião regional, requerida pelo deputado Paulo Guedes (PT), será no município de São Francisco (Norte de Minas), no Centro Cultural Católico de São Francisco (Av. Presidente Juscelino, 1.269, Centro).
De acordo com Paulo Guedes, presidente da comissão, o Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco inclui obras de recuperação, conservação e preservação ambiental. O parlamentar reconhece que houve avanços como a construção de redes de esgoto nos municípios que são atravessados pelo rio, mas que a situação do leito ainda é preocupante. “O Norte de Minas está sendo cada vez mais castigado com os efeitos da falta de chuvas, por isso precisamos cuidar desse nosso importante patrimônio, que é o Velho Chico”, afirma. O deputado ressaltou, ainda, que a audiência objetiva também a mobilização da população da região para cobrar dos órgãos competentes a retomada das obras da hidrovia do Rio São Francisco.
Audiências – A reunião será a terceira de uma série de cinco, realizada pela Cipe. As primeiras audiências foram nos municípios de Pirapora (Norte de Minas) e Arinos (Noroeste do Estado). Outras duas estão agendas para os dias 26/6, em Januária, e 30/6, em Manga (ambos os municípios no Norte de Minas).
O Rio São Francisco atravessa cinco estados brasileiros. São eles: Minas Gerais, Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe, todos integrantes da comissão. Segundo o deputado, também serão realizadas outras reuniões nos demais Estados banhados.
Convidados – Foram chamados para participar da reunião em São Francisco o prefeito do município, Luiz Rocha Neto; o presidente da Câmara Municipal de São Francisco, João Herbber Gomes de Brito; o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco e do Rio Parnaíba (Codevasf) do Ministério da Integração Nacional (Brasília/DF), Elmo Vaz Bastos de Matos; o diretor interino da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco e do Rio Parnaíba (Codevasf) do Ministério da Integração Nacional (Brasília/DF), José Solon Braga Nunes; o superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco e do Rio Parnaíba (Codeasf) de Montes Claros/MG, Aldimar Dimas Rodrigues.
Também foram convidados o coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) de Montes Claros/MG, Gustavo Xavier Ferreira; a superintendente executiva da Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas (Adenor) de Montes Claros/MG, Márcia Genoveva Rafael Versiani; a presidenta da Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (Ammesf) e prefeita de Claro dos Poções, Maria das Dores Oliveira Duarte; o presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e prefeito de Mirabela, Carlúcio Mendes Leite; o presidente da Associação dos Vereadores da Área Mineira da Sudene de Montes Claros/MG, Leonardo Valerio França Pinheiro.
Foram chamados, ainda, o prefeito de Arinos, Roberto Sales; o prefeito de Brasília de Minas, Jair Oliva Junior; o prefeito de Campo Azul, Arnaldo Alves Oliveira; a prefeita de Ibiaí, Sandra Maria Fonseca Cardoso; o prefeito de Luislândia, Juvenal Alves dos Santos; o prefeito de Pintópolis, Arguinel Paixão Souza Pinto; o prefeito de Ponto Chique, Geraldo Magela Flávio Rabelo; o prefeito de São Romão, Leonardo Vasconcelos Ribeiro; o prefeito de Ubaí, Gerson Mendes Almeida; o presidente da Câmara Municipal de Arinos, Fabio Valadares Santana.
Foram convidados também a presidente da Câmara Municipal de Brasília de Minas, Suzana Soares Souza; o presidente da Câmara Municipal de Campo Azul, Geraldo Costa Junior; o presidente da Câmara Municipal de Ibiaí, Antônio Soares dos Santos; o presidente da Câmara Municipal de Luislândia, Marcos Alberto Fernandes; o presidente da Câmara Municipal de Pintópolis, Reginaldo Oliveira de Souza; o presidente da Câmara Municipal de Ponto Chique, Vagner Duarte Guimarães; o presidente da Câmara Municipal de São Romão, Erli Gonçalves de Oliveira; e o presidente da Câmara Municipal de Ubaí, Nilmar José Rodrigues Mendes.