Sedru discute destino de resíduos sólidos com integrantes do 4Ambiental



A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru) recebeu, na manhã desta quarta-feira (21), na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, integrantes do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável 4Ambiental.

 

A reunião foi presidida pelo secretário-adjunto da Sedru, Sérgio Paoliello, e contou com a apresentação da especialista em Saneamento Básico, Edicleusa Veloso, que mostrou aos presentes a importância dos Consórcios Intermunicipais de Gestão Compartilhada de Resíduos Sólidos para resolver o problema da destinação inadequada do lixo e as formas de captar recursos para a execução de obras nesta área.

 

O Consórcio 4Ambiental foi criado há dois anos e meio e é formado por quatro municípios do triângulo mineiro: Perdizes, Nova Ponte, Santa Juliana e Pedrinópolis. Ele tem o objetivo de criar alternativas ambientalmente corretas para solucionar o problema do lixo nas cidades. A ideia é a construção de um Aterro Sanitário Regionalizado para atender a demanda da população destes municípios.

 

O secretário da Sedru, Alencar Santos Viana, que abriu a reunião, destacou a importância da parceria entre os municípios em prol da resolução de um dos maiores problemas urbanos da atualidade, que são os resíduos sólidos. “Ao se unirem para resolver este problema que é latente a todo o Estado, vocês dão um exemplo de comprometimento com o meio ambiente para com os outros municípios do Estado. Garanto que essa iniciativa faz de vocês referência em Minas Gerais” disse.

 

Por sua vez, a Assessora Especial da Sedru, Edicleusa Veloso, parabenizou a atitude dos prefeitos e vice-prefeitos integrantes do Consórcio, segundo ela, Minas é vista em âmbito federal como um estado à frente na questão ambiental e a responsabilidade disso se deve à gestão que prioriza o planejamento e a execução de políticas públicas voltadas para o meio ambiente.A reunião

 

Citando outros exemplos no Estado, a especialista em Saneamento Básico ressaltou a importância do trabalho em conjunto para resolver questões relevantes para o bem estar de todos e um futuro melhor para o planeta.

 

Também participaram do encontro, representantes dos quatro municípios integrantes do Consórcio, além de vereadores, do deputado Estadual Bosco e do representante do Ministério Público de Minas Gerais, promotor Carlos Valera entre outros.

 

Destinação correta:

 

A preocupação com o meio ambiente e a importância deste para as futuras gerações é hoje tema de diversas reuniões tanto no Governo Estadual como Federal, desta forma todos municípios precisam estar atentos à Lei Federal 12.305/2010 que determina que todas as cidades brasileiras deem um destino certo para o lixo produzido pela população.

 

 

FONTE: Asscom / Sedru

22 de maio de 2014