Abatedouro é responsável pela contaminação da água em Barbacena



A contaminação em um dos córregos que abastecem Barbacena, no Campo das Vertentes, foi confirmada pela Copasa. Pelo menos 30% do fornecimento foi suspenso, depois que uma mancha escura foi observada no córrego dos Caetés, e uma amostra da água analisada nessa quarta (21).

 

Conforme a Copasa, uma falha no sistema de tratamento de efluentes de um abatedouro de animais provocou a situação, deixando sem água 20 bairros da região Noroeste da cidade.

 

Por motivo de segurança, a área continua isolada e a captação, suspensa. Ainda segundo a assessoria, a Copasa mantém as manobras de abastecimento, captando água do córrego Carás, em Alfredo Vasconcelos. A Superintendência Regional de Regularização Ambiental (Supram) já esteve no local para avaliar a situação e tomar as medidas cabíveis com relação ao incidente.

 

Por meio de nota, nesta sexta-feira (23), a Copasa informou que " já retomou a captação de água no Córrego dos Caetés, um dos utilizados para abastecimento da região Noroeste de Barbacena.

 

Testes realizados pela Companhia comprovaram que o manancial já está em condição de ser utilizado e que a água pode ser tratada e distribuída normalmente".

 

A previsão é que o abastecimento seja normalizado até a noite deste sábado (24).