Deputados vão discutir falta de água no Projeto Jaíba



 

 

A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove uma audiência pública em Jaíba (Norte de Minas), com a finalidade de debater o sistema de abastecimento de água nos núcleos do Projeto Jaíba. A reunião, solicitada pelo deputado Paulo Guedes (PT), está marcada para esta quarta-feira (30/4/14), às 9 horas, no Núcleo Habitacional NS2 (MG-401 - Mucambinho). De acordo com o parlamentar, a intenção é verificar as razões de alguns dos núcleos do projeto não possuírem água tratada.

 

O Jaíba é a designação dada a uma porção de terras de cerca de 300 mil hectares, localizada entre a margem direita do Rio São Francisco e a esquerda do Rio Verde Grande, abrangendo terras dos municípios de Matias Cardoso e Jaíba. O projeto é um perímetro de irrigação que integra a participação governamental e a iniciativa privada, e seus objetivos são: assegurar o assentamento de pequenos produtores e agricultores empresariais, reestruturar e revitalizar seus processos produtivos; e promover o desenvolvimento sustentável da agricultura no Norte de Minas, para consolidar o polo agroindustrial, aumentando a participação da região no mercado interno e externo de frutas. O perímetro de irrigação do Jaíba é resultado da parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado.

 

Convidados – A comissão convidou para o debate o ministro da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira; o prefeito de Jaíba, Enoch Vinícius Campos de Lima; o secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Raimundo Benoni Franco; o presidente interino da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Flávio Marcos Passos Gomes Júnior; o presidente da Codevasf, Elmo Vaz Bastos de Matos; o presidente da Copasa, Ricardo Augusto Simões Campos; o diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), Samir Carvalho Moyses; os prefeitos de Matias Cardoso, Edmárcio Moura Leal; de Janaúba, Yuji Yamada; e de Manga, Anastácio Guedes Saraiva; o presidente da Câmara Municipal de Manga, vereador Leonardo Valerio França Pinheiro; o presidente do Conselho de Irrigação de Jaíba, José Valci Ferreira de Araújo; o gerente executivo do Distrito de Irrigação de Jaíba, Marcos Braga Medrado; e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jaíba, Adelmar Ramos Novais.