Em busca das metas ambientais da empresa, Tetra Pak anuncia que irá aumentar a reciclagem das embalagens cartonadas pós-consumo e dobrar a taxa mundial para 40% até 2020.
Em 2013, a taxa de reciclagem global da Tetra Pak chegou a 24,5%, com cerca de 43 bilhões de embalagens recicladas, quatro bilhões a mais do que no ano anterior. No Brasil, mais de 71 mil toneladas de embalagens da Tetra Pak foram recicladas em 2013. O volume representa um incremento de 9%, se comparado ao ano anterior.
De acordo com Fernando von Zuben, Diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak no Brasil, este número deve aumentar ainda mais com os avanços da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Atualmente 30% de toda produção segue para a reciclagem, sendo que o gargalo da cadeia ainda está na coleta seletiva. No entanto, esta taxa é crescente e dobrou de volume nos últimos 10 anos”, completa Zuben.
Para atingir a meta, a empresa tem investido na conscientização do consumidor, facilitando a infraestrutura de coleta, além de apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias de reciclagem.
As 35 indústrias brasileiras que reciclam as embalagens longa vida da Tetra Pak geraram cerca de R$ 100 milhões em negócios em 2013.
Fonte: Página Sustentável – 24/03/2014.
Endereço:http://www.paginasustentavel.com.br