Temperatura média do planeta em janeiro é a quarta mais alta desde 1880



A temperatura média da Terra registrada em janeiro deste ano foi a quarta maior desde 1880, quando começaram as medições. De acordo com o Centro Nacional de Informações Climáticas, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), o mês registrou uma média de 12,7ºC, temperatura 0,65ºC mais alta do que a média do século 20.

 

Segundo reportagem do portal G1, a medição se refere à combinação da temperatura continental e oceânica. A média foi a mais alta para o mês de janeiro desde 2007, tornando-o o nono mês consecutivo com temperaturas que figuram entre as 10 mais altas para os respectivos meses.

 

As regiões onde as médias de temperatura tiveram maior diferença em relação à média registrada entre 1981 e 2010 foram o Alasca, nos Estados Unidos, o oeste do Canadá, a Groenlândia, o sul da Rússia, o norte da China e a Mongólia. Lá, as temperaturas ficaram 3ºC acima dessa média.

 

Já no sudeste do Brasil e no centro e sul da África, a temperatura média esteve entre 0,5ºC e 1,5ºC acima da média registrada entre 1981 e 2010.