Prefeitura vai lançar o programa Cidade Limpa



O prefeito em exercício de Betim e ex-secretário municipal de Meio Ambiente, Waldir Teixeira (PV), vai lançar nesta sexta-feira (7) o programa Cidade Limpa, que tem como objetivo melhorar a limpeza das vias públicas, através da compra de 180 caçambas de aço com capacidade de 5 metros cúbicos cada, que serão instaladas nas regionais da cidade.

Além do Cidade Limpa, Waldir Teixeira também anunciou que vai adotar outros programas e ações, entre eles, a construção de 30 creches e a retomada do Primeiro Emprego, projeto que, durante o primeiro e segundo mandatos do prefeito Carlaile Pedrosa, ajudou a inserir milhares de jovens no mercado de trabalho. (leia mais nas páginas 3 e 4).

 

De acordo com o prefeito em exercício, o Cidade Limpa visa atender a necessidade de remoção de entulhos de construção que hoje acabam sendo despejados nas vias publicas e em canteiros, o que traz graves impactos ao meio ambiente.

 

Segundo Teixeira, o objetivo da medida é disciplinar as pessoas para que não ocorra mais o despejo dos resíduos dessa forma. “Depois de disponibilizarmos as caçambas nos bairros não admitiremos mais que esses resíduos sejam jogados nas ruas da cidade”.

 

Para isso, de acordo com Teixeira, assim que o programa Cidade Limpa entrar em vigor, o que deve ocorrer em um prazo máximo de 90 dias, os infratores, ou seja, aqueles que despejarem dejetos ao ar livre, serão penalizados com multas.

 

“A lei municipal 3.274 de 1999 e o decreto 16.660 de 2001 já estabelecem punição para aqueles que causarem danos ao meio ambiente, que pode ser desde uma advertência até multa, dependendo da gravidade da infração. Nosso objetivo é que as multas que forem aplicadas sejam convertidas em novas caçambas”, declara.

 

Sem custo

 

A compra das caçambas terá um investimento de cerca de R$ 500 mil, entretanto o município não arcará com nenhum custo. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Ednard Almeida, as caçambas serão adquiridas através de compensação sócio-ambiental de empresas que estão com o processos de licenciamento em andamento na prefeitura. “Vamos solicitar que essas empresas comprem as caçambas como compensação”.

 

A Secretaria de Meio Ambiente localizou também uma área pública que servirá como centro de processamento dos entulhos, que serão britados e reutilizados como material de construção.

 

O equipamento para realizar a britagem e o processamento estava parado desde 2012 na prefeitura. Agora Waldir Teixeira já solicitou a sua montagem para iniciar os trabalhos até o dia 20 deste mês.

 

Caçambas ficarão nas regionais

As caçambas, segundo Teixeira, ficarão localizadas nas unidades de recebimento de pequenos volumes (URPV), que ficam nas regionais. O programa, que será administrado pela Superintendência de Regionais, em conjunto com as dez administrações regionais e com o Meio Ambiente, ainda prevê a distribuição nas escolas e nas residências de material educativo e prêmios para os alunos que incentivarem a preservação do meio ambiente.