Curso: Técnicas de Investigação Geoambiental para Gerenciamento de Áreas Contaminadas



OBJETIVOS DO CURSO:

 

Apresentar as técnicas de investigação geoambiental mais utilizadas atualmente para a aquisição de dados do meio físico (pedológicos, geológicos e hidrogeológicos) fundamentais para o desenvolvimento das etapas de investigação confirmatória e investigação detalhada do processo de gerenciamento de áreas contaminadas. Estudar e discutir técnicas de amostragem de solo e água subterrânea para fins de mapeamento de contaminação presente em subsuperfície.

 

Apresentar os fundamentos da Investigação Geoambiental de Alta Resolução (High Resolution Site Characterization – HRSC), os conceitos básicos, os regulamentos e as experiências internacionais. Apresentar as diferenças entre a investigação tradicional e a investigação de alta resolução para a elaboração de um adequado modelo conceitual do site. Discutir a importância da HRSC para o projeto de remediação de áreas contaminadas. Apresentar os conceitos e discutir a importância de elaborar mapa de condutividades hidráulicas e de determinar as zonas preferenciais de fluxo e armazenamento Apresentar as técnicas e ferramentas de HRSC de screening de concentrações de compostos químicos de interesse. Apresentar as técnicas e ferramentas de HRSC de caracterização detalhada do meio físico. Apresentar e discutir estudos de caso que utilizaram as ferramentas de HRSC. Discutir a importância da capacitação dos profissionais envolvidos nos trabalhos de HRSC, particularmente na etapa de coleta de dados de campo. Discutir a relação custo/benefício de um trabalho de HRSC.

 

Apresentar novas ferramentas de investigação ambiental no Brasil, MIP e UVOST combinados com a ferramenta de investigação geotécnica CPT bem como uma nova técnica de amostragem de água subterrânea chamada BAT. O curso terá o objetivo de demonstrar a operacionalidade dos sistemas isoladamente e suas aplicações. Apresentar alguns estudos de caso utilizando essas ferramentas e as melhorias na investigação detalhada que elas proporcionam.

METODOLOGIA UTILIZADA

 

A Metodologia utilizada proporciona participação ativa dos alunos e condições de se especializarem, mediante aulas expositivas e atividades, como exercícios de fixação, aulas práticas, estudos de caso, discussões técnicas específicas, visando à identificação de conhecimentos teóricos, técnicas específicas, procedimentos e padrões, estratégias, tecnologias e processos atualizados sobre o tema.

 

Recurso Áudio-visual utilizado é baseado em apresentações técnicas específicas sobre o tema e vídeos de casos práticos durante a aula expositiva.

PUBLICO ALVO

 

Profissionais técnicos e especialistas ambientais atuantes no Gerenciamento de Áreas Contaminadas em empresas de consultoria e engenharia ambiental, orgãos públicos de gestão ambiental, bem como representantes técnicos do setor produtivo.

DURAÇÃO

 

Carga Horária de Ensino Presencial: 24 horas