SLU recolhe dez toneladas de lixo na Pampulha após festa de ano novo



O primeiro dia do ano foi de muito trabalho para as equipes da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU). Na manhã de quarta-feira, dia 1º, 60 garis se empenharam na limpeza da orla da Lagoa da Pampulha. Foram utilizados quatro caminhões, sendo três basculantes e um compactador, que retiraram cerca de dez toneladas de resíduos, o que corresponde a 26 metros cúbicos de lixo.

 

Para o show de fogos realizado na passagem do ano, foram disponibilizados 50 contêineres de polietileno com capacidade para 240 litros cada um, instalados em pontos estratégicos de maior concentração de pessoas, como a Praça de Iemanjá, a Praça da Igrejinha e a Praça Geralda Damata Pimentel, também conhecida como Praça Nova da Pampulha. Desses locais, tradicionalmente turísticos, foram recolhidas sobras de alimentos, embalagens plásticas, garrafas de vidro, flores e restos de oferendas, tanto nos gramados quanto próximo ao espelho d´água.

 

Mesmo havendo na mesma noite uma celebração religiosa no ginásio do Mineirinho, o volume de lixo recolhido foi inferior ao de anos anteriores em virtude da ausência de shows ao ar livre na região. O fato de ter havido somente a queima de fogos levou as pessoas a permanecerem menos tempo no local, contribuindo para a diminuição do acúmulo de resíduos.

 

Na quinta-feira, dia 2, o trabalho continuou com uma equipe de 10 garis em toda a região, removendo os resíduos remanescentes que surgiram após a desmontagem de tendas e barracas.