Cooperativas de reciclagem em Minas receberão doação do BID

O Serviço Voluntário de Assistência Social (SERVAS) receberá uma doação de US$ 170 mil da Divisão de Água e Saneamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Por meio do fundo Aquafund, o apoio financeiro ajudará a consolidar sistemas de coleta seletiva, com participação de catadores em 11 municípios do estado de Minas Gerais.

 

A proposta é fortalecer as cooperativas de catadores como agentes do sistema formal de gestão de resíduos sólidos municipais, além de promover políticas públicas voltadas para a inclusão desta população.

 

Além de capacitar os catadores para atuar na separação, triagem e classificação de materiais recicláveis, comercialização dos produtos transformados, e gestão financeira das cooperativas, o projeto vai sensibilizar a comunidade local sobre a importância da coleta seletiva e financiar a aquisição de equipamentos básicos de seguranças como luvas e jalecos.

 

Estima-se que no Brasil existam cerca de 800 mil catadores, que coletam uma média de 200 quilos de materiais por dia. Isto corresponde a 90% do material reciclado no país. Estima-se ainda que existam 1.000 cooperativas no país, das quais 400 fazem parte dos programas municipais de reciclagem existentes.

 

O projeto, que contará com assistência técnica do Centro Mineiro de Referencia em Resíduos, vai beneficiar aproximadamente 450 recicladores em 18 cooperativas da região. Os municípios contemplados são: Itaúna, Sete Lagoas, Mariana, Ouro Preto, Paracatu, Unaí, João Monlevade, Uberlândia, Betim, Araxá e Juiz de Fora. A iniciativa complementa as ações do programa Bolsa Reciclagem, instituído pelo governo do estado de Minas Gerais.

 

O chefe de equipe do projeto, Germán Sturzenegger, disse que “Minas Gerais é um dos estados que mais promove a implantação de programas de coleta seletiva com inclusão social. Da parte do BID estamos simplesmente estamos apoiando essa politica pública, que vai oferecer oportunidades de melhoria de condições de vida a uma população vulnerável”.

 

A cooperação é parte da Iniciativa Regional para a Reciclagem Inclusiva, uma aliança entre a Divisão de Água e Saneamento e o Fundo Multilateral de Investimentos (FUMIN) do BID, a Fundação AVINA e a Coca-Cola.

 

Sobre o BID

 

O BID é a principal fonte de financiamento em longo prazo da América Latina e Caribe. Fundado em 1959, é formado por 48 países, dos quais 26 são membros mutuários da América Latina e do Caribe. A Divisão de Mercados de Capital e Instituições Financeiras do BID atua apoiando projetos governamentais, bancos de desenvolvimento e agências de fomento na região.

 

Sobre o SERVAS

 

O SERVAS é uma associação civil, sem fins lucrativos, cuja missão é promover e executar programas e projetos sociais no estado de Minas Gerais em parceria com atores públicos e privados. A associação possui autonomia administrativa financeira e operacional e foi reconhecida como entidade de utilidade pública pelos níveis de governo estadual e federal.

 

Fonte: Revista Ecológico – 04/11/2013.