Foi realizada nos dias 20 e 21 de julho a IV Conferência Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte, no CEFET – MG - Av. Amazonas, 5253 – Bairro Nova Suissa. Foram dias de intensos debates buscando-se soluções aos problemas socioambientais de nossa cidade.
O tema de resíduos sólidos foi mais abordado , tendo em vista a discussão da Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei nº 12.305 de 2 de Agosto de 2010. Esta Lei apresenta conceitos como gestão integrada dos resíduos sólidos; responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e logística reversa.
Reuniram-se nesta Conferência representantes da sociedade civil, empresarial e governamental. No primeiro dia, pela manhã, aconteceram exposições sobre resíduos sólidos. No período da tarde foram debatidos, em grupos, os temas: - Produção e Consumo Sustentáveis; Geração de Emprego e Renda; Redução dos Impactos Ambientais; Temas das questões de meio ambiente de Belo Horizonte.
As propostas que surgiram destes debates serão apresentadas e defendidas pelos delegados eleitos de Belo Horizonte na Conferência de Meio Ambiente Estadual. Houve um questionamento sobre o pouco tempo para discussão das questões ambientais urgentes que nossa cidade enfrenta como a revitalização de córregos e nascentes, a questão da melhoria da qualidade da alimentação da população, como o aumento da oferta dos produtos orgânicos e agroecológicos, com um preço acessível para toda população ou mesmo por que ainda nossa cidade não efetua a coleta seletiva porta a porta, o que permitiria um aumento da reciclagem que geram empregos e renda para muitas famílias. Mesmo assim, propostas como Movimento Ecológico – MOC ECO de defesa da Serra do Curral, na região leste de BH; a democratização da comunicação socioambiental através de apoio as rádios, TVs, jornais e mídias comunitárias foram aprovadas e serão encaminhadas a Conferência Estadual de Meio Ambiente, além das propostas sobre resíduos sólidos que serão defendidas pelos delegados eleitos na IV Conferência de Meio Ambiente de BH.
Três chapas disputaram as indicações de delegados: a chapa vencedora, Terr Azul obteve 30 votos; a chapa 1 – 24 votos e a chapa 3 – 21 votos.
A Chapa Planeta Azul é representada pelos movimentos socioambientais de Belo Horizonte, na área de resíduos sólidos; juventude; advogados que atuam na área de direito ambiental; área de engenharia de materiais; educação ambiental; setor empresarial, de reciclagem; saúde ambiental; setores das populações tradicionais, ciganos, indígenas e comunicação socioambiental.
A proposta da Chapa Terra Azul é seguir unificando e congregando todos os movimentos socioambientais de Belo Horizonte, cidadãos que atuam na área de meio ambiente e toda população jovem e adulta que queira se unir na defesa de uma cidade ambientalmente melhor de se viver. Terra Azul significa a coloração da Terra. O agir local e o pensar global. A Carta da Terra lida durante a IV Conferência, bem exemplifica o nome desta chapa. A Terra onde habitam seres humanos, todas as formas de vida, onde estão as riquezas naturais que mantêm nossa vida, como água, terra, ar, florestas, toda biodiversidade, populações e culturas das mais diversas. Ver, avaliar e agir de forma holística é fundamental para que o ser humano não fique em segundo plano, assim como todas espécies e todo meio ambiente. As pessoas, os seres humanos precisam ser ouvidos, valorizados, mesmo em meio ao caos, aos resíduos sólidos ( lixo) que se acumulam e infectam o meio ambiente. Belo Horizonte, chamada Cidade Jardim tem muito a melhorar no que diz respeito à valorização da vida, dos habitantes de nossa cidade e de todo meio ambiente.
Os delegados eleitos na Chapa Terra Azul reuniram-se no CEFET neste dia 22 acreditando na união de saberes sobre as questões ambientais, visando não só a melhoria da coleta seletiva e da gestão de resíduos sólidos em nossa cidade, mas congregando os vários segmentos que atuam em todas as áreas de meio ambiente em nossa cidade. Nossa compreensão é que não existe saber superior, mas união de saberes. A Chapa Terra Azul com seus delegados e apoiadores reafirmou o compromisso de unir esforços para que tenhamos uma Belo Horizonte com melhoria da qualidade de vida e a conquista de um meio ambiente mais sadio e para toda população.